Prefeitura de São Bernardo implanta serviço inédito de telemedicina na Atenção Básica

25 de Nov de 2022 Vivian Rossi

Atendimento remoto em especialidades está sendo disponibilizado na UBS Parque São Bernardo, por meio de projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC

A Prefeitura de São Bernardo implantou, nesta semana, o serviço de telemedicina na rede de Atenção Básica. Inédito na região, o atendimento remoto está sendo disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC. A iniciativa vai dar celeridade às consultas eletivas em especialidades, com auxílio da tecnologia.

“As consultas de especialidades são ofertadas nas Policlínicas Centro e Alvarenga e, mesmo com a agenda totalmente preenchida, estamos com dificuldade de atender toda a demanda. Trazer este atendimento para a Atenção Básica vai multiplicar a oferta e contribuir para acelerar o atendimento de quem está esperando”, declarou o chefe do Executivo.

O projeto terá duração de 90 dias. Neste novo formato, cerca de 600 pacientes serão atendidos nas especialidades de dermatologia, endocrinologia, cardiologia, gastrenterologia e reumatologia. Embora médico e paciente não estejam fisicamente no mesmo local, a consulta acontecerá como se estivessem, conforme o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Ao chegar no consultório da UBS, o paciente terá os seus sinais vitais checados e seus dados ficam disponibilizados no sistema, no prontuário que será acessado pelo médico responsável pela consulta”, explicou o secretário.

APROVAÇÃO – Leandra da Conceição foi atendida na especialidade de dermatologia e aprovou a iniciativa. “No início fiquei um pouco tímida, mas depois me acostumei. A enfermeira da sala me auxiliou bastante na consulta, o que me deixou mais segura também”, contou a paciente.

DIFERENCIAL – São Bernardo é a primeira cidade a ofertar este tipo de serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do ABC, o que agregará tecnologia e rapidez no atendimento de especialidades e na detecção precoce de doenças. Por ser uma parceria com a Fundação ABC, o equipamento de tele atendimento foi disponibilizado pela instituição e não houve nenhum investimento municipal neste projeto.