Voltar

Prefeitura de São Bernardo inaugura Praça-Parque na Vila Tosi

Prefeitura de São Bernardo inaugura Praça-Parque na Vila Tosi

23 de Set de 2022 Junior Carvalho

Equipamento, localizado na região do Riacho Grande, é o 56º deste tipo; R$ 650 mil foram investidos na ação 

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inaugurou nesta sexta-feira (23/9) a Praça-Parque da Vila Tosi, na região do Riacho Grande. É o 56º equipamento deste tipo entregue pela administração municipal. O projeto visa revitalizar áreas ociosas e mal utilizadas da cidade, transformando-as em espaços de lazer e de prática de exercícios físicos, além de contribuir para a recuperação do paisagismo urbano.

A Praça-Parque da Vila Tosi possui área de 1.451 metros quadrados e leva o nome de Amadeo Tosi (1869-1953), morador histórico do Riacho Grande e que ajudou o município a se destacar na indústria da construção de móveis. “A Prefeitura vai continuar a fazer o papel dela, que é a de limpar o espaço, fazer as podas de árvores, mas é preciso que a população se aproprie do espaço e o preserve. São vocês que vão decidir como e em quais horários vão utilizar o local, desde que não ultrapasse das 22h. Esse modelo tem dado muito certo e queremos chegar a 80 praças-parques na cidade”, frisou o prefeito, que entregou as chaves do espaço à representante dos moradores da Vila Tosi. 

Moradora da Vila Tosi há cerca de 50 anos, a dona de casa Adelaide Alves Freitas Pereira, conhecida como Nenê, de 68 anos, elogiou o programa. “Eu moro aqui há muitos anos e nunca tinha visto se importarem com a gente. Antes desta revitalização, esse espaço era abandonado e perigoso. Ficou muito melhor”, disse. 

INVESTIMENTOS - Ao todo, a Prefeitura investiu cerca de R$ 650 mil no projeto. O espaço conta com academia ao ar livre; espaço pet; playground; quadra esportiva - com fechamento de alambrado e cobertura; e pista de caminhada (120 metros), além de nova iluminação e paisagismo. 

Secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Sérgio Thomé frisou que o programa Praça-Parque foi idealizado visando recuperar áreas de lazer degradadas e, de quebra, contribuir para promover a segurança dos bairros. “Sabemos que uma praça abandonada não atrai nada de positivo para os moradores. Por isso, fazemos um projeto em que a própria população é a responsável por abrir e fechar o local, dando autonomia para os moradores para cuidar e zelar de um espaço público”, explicou o secretário.