Voltar

Prefeitura de São Bernardo inaugura segundo Espaço Braille na Biblioteca Malba Tahan

Prefeitura de São Bernardo inaugura segundo Espaço Braille na Biblioteca Malba Tahan

24 de Jan de 2018 Kati Dias

Local recebe equipamentos de alta tecnologia em concurso promovido pelo Governo de São Paulo para pessoas com deficiência visual

Transformar a biblioteca em um espaço de uso público para todas as pessoas. Com este objetivo em mente, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou, na tarde desta quarta-feira (24/01), o Espaço Braille na Biblioteca Malba Tahan (Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos). Trata-se de um segundo local para atendimento aos deficientes visuais na cidade, que conta com um espaço similar na Biblioteca Monteiro Lobato, há 20 anos. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, de Lara Sorito Santana, da coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
Isso só foi possível porque a biblioteca foi uma das contempladas em um concurso promovido pelo Governo do Estado para receber equipamentos de alta tecnologia para pessoas com deficiência visual. Com investimento total de R$ 80 mil, o kit conta com um computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, display braile e impressora braile. No total, 62 bibliotecas em todo o estado receberam os kits.
“A diretriz de nossa gestão é promover a acessibilidade para todas as pessoas. Já passou da hora de todos os equipamentos públicos atenderem todas as pessoas. Essa é uma prática que deve ser disseminada. Graças a essa parceria com o Governo do Estado, proporcionaremos às pessoas cegas e com visão reduzida o acesso a leitura pelo áudio ou por meio do braile”, afirmou o prefeito Orlando Morando. 
Lara Sorito Santana, da coordenadoria de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou a importância do município ter aderido ao chamamento da Pasta Estadual. “Ações como essas feitas por São Bernardo vão tirar inúmeros deficientes visuais e pessoas com baixa visão da invisibilidade”, disse. 
O secretário de Cultura, Adalberto Guazzelli, também destacou a parceria com o Governo do Estado. “Este investimento vindo vai de encontro às ações realizadas pela nossa Pasta para trazer a população de nossa cidade de volta às bibliotecas, diversificando a programação, mesclando com atividades musicais e culturais”, afirmou. 
Para a agente de biblioteca e arquivo, Cristiane Rufino, que também é deficiente visual e responsável pelos Espaços Braille das bibliotecas Malba Tahan e Monteiro Lobato, a vinda desses equipamentos irá fazer a diferença para os deficientes visuais e pessoas com baixa visão. “Esse kit dará mais autonomia, pois dará acesso a todo o acervo da biblioteca tanto por meio da leitura braile como pelo áudio”, finalizou. 
Serviço
Espaço Braille - Biblioteca Malba Tahan
Endereço: Rua Helena Jacquey, 208, bairro Rudge Ramos
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h