Prefeitura de São Bernardo intensifica testagem domiciliar para mapeamento da Covid-19 nos bairros

15 de Jan de 2021

Iniciada na última quarta-feira (13/01), ação faz parte da quarta onda de estudos epidemiológicos; testes serão aleatórios, em endereços próximos a casos positivados

A Prefeitura de São Bernardo deu início, na última quarta-feira (13/01), à quarta onda de estudo epidemiológico, que pretende testar de 3 a 5 mil pessoas de forma aleatória e em domicilio. Para isso, serão usados como ponto de partida endereços próximos a 1.000 casos positivados da doença no município. O objetivo é dar continuidade ao mapeamento da evolução da Covid-19 nos bairros.

A metodologia será a mesma aplicada na primeira etapa da ação, realizada em junho do ano passado. As Equipes de Saúde da Família de todos os territórios do município, devidamente uniformizadas e cumprindo todos os protocolos de Vigilância Sanitária, colhem o exame sorológico para detecção de Coronavírus na casa do morador selecionado e aplicam o questionário com dados qualitativos dos hábitos e de saúde do paciente.

Até o momento, os estudos foram uma importante ferramenta nas medidas de prevenção e enfrentamento a pandemia, na avaliação do prefeito Orlando Morando. “Estamos lidando com um vírus de comportamento desconhecido, que age de forma diferente em cada pessoa. Portanto, todo o estudo é fundamental para nos dar diretrizes que possam minimizar seus efeitos e traçar as estratégias de combate à doença, bem como nortear a próxima fase, que será de vacinação”, ponderou o chefe do Executivo.

RESULTADOS – A nova fase de testes terá duração de aproximadamente 15 dias. Após a coleta de exames, os dados serão cruzados com os resultados laboratoriais. “Nosso objetivo é analisar a atual prevalência do vírus na cidade, avaliar o avanço de sua letalidade e as condições de isolamento social nos territórios”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

PRÓXIMAS FASES – Para composição dos resultados, os familiares dos novos casos positivos identificados por meio dos testes aleatórios também serão testados, bem como os familiares dos casos utilizados como índices do estudo. Desde o início da pandemia, já foram realizados mais de 201 mil testes para a Covid-19 no município.