Prefeitura entrega escrituras na Vila São José e anuncia regularização do Jardim Castelo Branco

15 de Ago de 2022 Carla de Gragnani

Foram 19 documentos de posse entregues a moradores do loteamento José Tavares Bastos; outras 145 moradias também serão regularizadas pelo programa A Casa é Minha

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou na manhã deste sábado (13/8) as escrituras de 19 imóveis no loteamento José Tavares Bastos, situado na Vila São José. Com as entregas, a Prefeitura se aproxima de concluir o processo de regularização fundiária do núcleo, composto por 30 lotes e que abriga aproximadamente 44 famílias. O loteamento é vizinho à Vila da Biquinha e ao Golden Park, ambas regiões já regularizadas pela atual administração, por meio do programa A Casa é Minha.

Localizado no bairro Ferrazópolis, o loteamento José Tavares Bastos se formou na década de 1980, após a ocupação espontânea de área pública. O local está inserido em área urbanizada, contando com redes de abastecimento de água e de coleta de esgotos, coleta de lixo domiciliar, acessos pavimentados e equipamentos de drenagem. “Hoje, mais do que a entrega das escrituras, estamos levando alegria e dignidade aos moradores. Esse documento prova que cada um dos contemplados agora é oficialmente proprietário de sua casa, passando a ter a segurança jurídica e a tranquilidade de deixar uma herança aos seus filhos”, disse o prefeito Orlando Morando.

Há mais de 40 anos no núcleo, a moradora Lúcia Severina da Silva não escondeu a emoção ao receber a escritura de sua casa em mãos. “É muita felicidade. Agora sabemos que é nosso para o resto da vida. Eu tinha muita esperança de que esse dia ia chegar”, disse. Todo o processo de regularização é pago pelo município, no valor médio de R$ 1.500 cada, sem qualquer custo aos beneficiados.

JARDIM CASTELO BRANCO – Ainda neste sábado (13/8) o prefeito Orlando Morando assinou a ordem de serviço para regularização de 145 moradias no Jardim Castelo Branco (conhecido como Jd. Ipê II). A expectativa é que concluir a entrega das escrituras até dezembro deste ano. Para isso, a Secretaria de Habitação já iniciou o mapeamento dos imóveis. O loteamento é composto por 176 lotes, abrigando aproximadamente 145 famílias, e se originou há mais de 35 anos.

PROGRAMA A CASA É MINHA – Maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo, o programa A Casa é Minha já garantiu a entrega de mais de 27 mil escrituras em diversos bairros de São Bernardo, como Jardim Central, Jardim Ipanema, Jardim das Oliveiras, Jardim São Jorge, Jardim Cantareira, Divinéia Pantanal (trecho urbanizado), Jardim Nosso Lar, Jardim Monte Sião I e II, Parque Hawaí, Jardim Senhor do Bonfim, Parque das Flores II, Jardim Recanto dos Pássaros e Jardim Santa Maria (Jardim da Represa).