Prefeitura vistoria obras de instalação de nova creche no Riacho Grande

13 de Out de 2021 Natália Fernandes

Localizado no prédio do antigo 4º DP, espaço atenderá 60 crianças com idade entre zero e 3 anos a partir de fevereiro de 2022

Em manutenção à política municipal que zerou a fila de espera por vagas em creche em São Bernardo, a Prefeitura finaliza processo de reforma do prédio do antigo 4º Distrito Policial (DP), no Riacho Grande, para transformação do espaço em creche. O prefeito Orlando Morando vistoriou o local, que atenderá 60 crianças com idade entre zero a 3 anos a partir de fevereiro de 2022, na manhã desta quarta-feira (13/10), ao lado da secretária de Educação, Silvia Donnini.

“Esse é mais um exemplo de que, com gestão e trabalho sério, é possível ampliar o atendimento na Educação. Pegamos esse prédio, que estava completamente deteriorado, transferimos o atendimento do 4º DP para área anexa da subprefeitura do Riacho Grande que estava vazia, e, agora, estamos finalizando a revitalização completa do local. Tudo para manter nossa política que acabou com a fila de espera em vagas em creche em São Bernardo. Assumimos a Prefeitura, em 2017, com mais de 4.000 crianças na fila por creche e, hoje, temos 100% das crianças atendidas”, ressalta o prefeito Orlando Morando.

Conforme explica a secretária de Educação, Silvia Donnini, o prédio onde antes funcionava o 4º DP já passou por um primeiro estágio de obras, no qual foi realizada a demolição de pisos, paredes e forros, construção de paredes, pintura interna e externa, construção de fraldários, substituição de janelas e portas, substituição de corrimão, instalação de piso cerâmico e Paviflex, revisão elétrica e hidráulica geral, revisão de telhado. “Estamos realizando, no momento, uma segunda etapa de intervenções, que contempla mais demolições de pisos e paredes e construção de solário e mais um fraldário”, destaca.

A nova creche do Riacho Grande está localizada na Rua Rio Acima, 35, em área de 336,45 metros quadrados e será administrada pela Associação Brasileira de Ação Social Cristã (ABASC), selecionada mediante chamamento público. Essa é a segunda unidade de ensino sob coordenação da entidade no município. A primeira fica no Jardim Las Palmas e atende 83 crianças em idade de creche.

EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO – Desde 2017, a rede municipal de Educação de São Bernardo vem passando por constante evolução, com destaque para a entrega de uniformes e material escolar no primeiro dia de aula, a disponibilização do cardápio semanal da merenda para os pais, além do fim da fila de espera por creche. Em contrapartida, a Prefeitura vem investindo na reforma e manutenção das unidades de ensino e ampliação dos programas Educar Mais, que oferece ensino integral, e Aprender Mais, que garante reforço escolar pós-pandemia.