São Bernardo é a 1ª cidade do Estado a oferecer abertura de B. O Eletrônico em equipamentos municipais

12 de Fev de 2019 Carla Gragnani

Unidades do Atende Bem e 5 inspetorias da GCM passam a disponibilizar o serviço, que agiliza registro de ocorrências para moradores sem acesso à internet

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, apresentou nesta terça-feira (12/02), o novo serviço de abertura de Boletim de Ocorrência (BO) Eletrônico, que passa a ser disponibilizado nos cinco postos avançados do Atende Bem (Centro, Rudge Ramos, Riacho Grande, Alvarenga e Assunção) e nas inspetorias da GCM localizadas nos bairros Taboão, Centro, Batistini, Assunção e na Praça Lauro Gomes. A cidade é a primeira do Estado a oferecer o serviço em equipamentos municipais.

O ato oficial foi realizado na inspetoria da Guarda Civil Municipal (GCM) localizada na própria Praça Lauro Gomes, acompanhado pelo Delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Youssef Abou Chahin, pelo delegado seccional de São Bernardo, Dr. Ronaldo Tossunian, o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e demais autoridades.

Voltado à população sem acesso à internet, o serviço também terá como diferencial a elaboração do boletim por profissionais treinados, além de orientações sobre os próximos passos do registro da ocorrência. Podem ser feitos registros de fatos ocorridos dentro do Estado de São Paulo, como roubo/furto de veículos; roubo de objetos; roubo, furtos ou perdas de documentos; injúria, calúnia, difamação; acidente de trânsito sem vítima; desaparecimento e encontro de pessoas; e serviços de Proteção Animal. Para fazer o BO, basta comparecer a uma das localidades portando documento com foto.

“É a primeira GCM do Estado que oficializa essa parecia com a Polícia Civil. Os boletins são registrados nestes locais e imediatamente vão para o distrito da área do fato para que se inicie o processo de investigação. Acredito que este é um projeto que pode se tornar referência para todo o Estado de São Paulo”, destacou o chefe do Executivo.

No Atende Bem, o serviço deve ser agendado (com exceção dos casos de desaparecimento de pessoas e furto de veículos) por meio do site da Prefeitura, do aplicativo São Bernardo na Palma da Mão ou dos números (11) 2630-4650 e 0800-7708156. Já nas inspetorias, o serviço está disponível 24 horas por dia, sem a necessidade de agendamento. Cerca de 20 funcionários dos postos e da guarda receberam treinamento junto à Delegacia Eletrônica (Cepol). Os conhecimentos obtidos no curso foram multiplicados para mais 95 atendentes e quatro encarregados do Atende Bem, além de 50 GCMs. No final de janeiro, o serviço também foi incluído no Guia de Serviços municipais para consulta do cidadão.

“Muitas pessoas não têm acesso a computador ou internet. Além disso, essa parceria serve para desafogar os distritos policiais. São dez postos a mais que a Polícia Civil acabou ganhando aqui no município. Espero que outras prefeituras nos ajudem e que em breve possamos implantar esse sistema de outros locais”, complementou Dr. Yousseff. A expectativa é que dentro de 30 dias, o serviço seja ampliado para mais três equipamentos da GCM de São Bernardo contemplando também os bairros Vila São Pedro, Alves Dias e Riacho Grande.

Confira os endereços para registro do Boletim Eletrônico de Ocorrência:

- Inspetoria da GCM na Praça Lauro Gomes: Rua Marechal Deodoro, s/nº

- Inspetoria da GCM no Centro: Rua Redenção, nº 100