Guarda Civil Municipal de São Bernardo celebra 20 anos de existência

18 de Fev de 2020 Kati Dias

Data em que a integração da 1ª turma completa duas décadas, prefeito Orlando Morando dá boas-vindas aos 72 integrantes da 12ª turma, que ingressou por meio de concurso público organizado pela atual gestão

O dia 17 de fevereiro é uma data muito especial para a Guarda Civil Municipal (GCM). Há exatos 20 anos, a 1ª turma formava o primeiro efetivo da corporação. Para celebrar este momento muito importante da história da GCM, a Prefeitura de São Bernardo preparou a abertura do curso de formação da 12ª turma, que ingressou à corporação no último concurso público e ainda homenageou 12 GCMs que completaram duas décadas na corporação. O prefeito Orlando Morando participou da solenidade acompanhado dos secretários Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Pedro Pinheiro (Administração e Inovação), da comandante da GCM, Cláudia Coelho, e demais autoridades das corporações policiais.

“Tenho muito orgulho por participar deste momento. A história da GCM, que começou em 2000, se confunde com a minha, pois foi neste período que assumi o mandato como vereador, após ter passado pela Câmara Municipal como suplente. Só tenho o que agradecer a eles e as demais 10 turmas por pelo empenho em exercer a missão de proteger a todos os cidadãos. E desejo muito sucesso a 12ª turma, que em breve será incorporada à nossa Guarda”, afirmou o chefe do Executivo.

NOVOS GCMs – A 12ª turma conta com 72 integrantes – 51 homens e 21 mulheres. A partir de hoje começam um curso preparatório no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana, que durará quatro meses, sendo a terceira fase do concurso público. Eles terão aulas teóricas e práticas com as seguintes disciplinas: Direito Penal, Direitos Humanos, Mediação de Conflitos, Armamento e Tiro Defensivo, Defesa Pessoal, Uso de Equipamentos não Letais, Gestão, entre outros. Ao concluir o curso, eles tomarão posse como GCM 3ª Classe, e terão estágio probatório de 3 anos. A formatura está prevista para junho.

“Cumprimos mais um importante compromisso de nosso plano de governo. Além valorizar a GCM com equiparação salarial, reajuste e mudança completa no cargo e carreiras, também entregamos novas espaços como bases na Arena Olímpica e na Praça Lauro Gomes, e locais para a ROMU e a corregedoria, bem como novas armas e viaturas. E aumentaremos o efetivo, atualmente em 792 GCMs com o ingresso dos novos integrantes”, disse o prefeito Orlando Morando.

Outro ponto ressaltado pelo secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, foi a integração das forças policiais com a entrega do COI (Centro de Operações Integradas) em 2019. “A integração das polícias agora é real. Esse governo trata a Segurança Pública como prioridade. Além de respeitar nosso profissional, temos conseguido colocar a integração das forças em prática. Com isso, os indicadores criminais em nossa cidade vêm melhorando a cada dia”, ressaltou.

HOMENAGENS – Doze GCMs foram homenageados durante a solenidade. O supervisor Palti Rodrigues Cavalcanti Filho, da Inspetoria do Taboão, orador da turma em 2000, representou os colegas mais uma vez. Em sua fala, lembrou os anos de serviço e o orgulho de fazer parte da corporação. “Trata-se de uma data muito valiosa em nossa história, fico muito feliz de fazermos a diferença em nossa cidade”, disse.

Os demais laureados foram as supervisoras Celene Medeiros da Rocha e Rosângela Brito Correia, os GCM 1ª Classe, Aroldo Marques da Silva, Eneas Rogério de Andrade, Fabiano Tomazelli da Nobrega, Fátima Aparecida Goulart, Anderson Lopes da Silva, Luís Cláudio Alves Costa, Manoel Edson de Souza e Paulo Marcos Dias Vieira, e o GCM 2ª Classe, Felipe Bezerra.