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A internação domiciliar proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes

Programa de Internação Domiciliar (PID)
 

Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

 

Proporciona aos munícipes de São Bernardo do Campo o conforto do atendimento à saúde em seu âmbito domiciliar/cuidado em casa.

 

Perfil de Atendimento e Critérios de Elegibilidade

 

perfil de atendimento caracteriza-se, em sua maioria, para idosos, adultos com necessidades de cuidados prolongados e reabilitação; portadores de doenças crônico degenerativas em estado agudo; portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos e portadores de incapacidade funcional, provisória ou permanente, sendo de responsabilidade do SAD pacientes com perfil de Atenção Domiciliar (AD) modalidade = AD2 e AD3.

 

Como critérios de elegibilidade, faz-se necessário atender aos critérios clínicos, que dizem respeito à situação do paciente, aos procedimentos relacionados ao cuidado e à frequência de visitas de que necessita e aos critérios administrativos se referem aos quesitos operacionais/legais necessários para que o cuidado em AD - Atenção Domiciliar seja realizado. Necessário dispor de um CUIDADOR/RESPONSÁVEL, além das condições de ambiência domiciliar minimamente adequada aos cuidados domiciliares (rede elétrica, água potável, espaço físico adequado ao uso seguro dos equipamentos).

 

 

acesso dos pacientes ao SAD é feito por encaminhamento de uma unidade de saúde, onde deve haver o envio das solicitações de avaliação do paciente, via endereço eletrônico ou contato presencial na sede do SAD, portanto toda documentação necessária. Após este processo, há a avaliação e agendamento para captação do paciente no local de origem. No momento da captação, o paciente é avaliado e se atender aos critérios de elegibilidade, este paciente é absorvido para o serviço.

 

 

Os pacientes são acompanhados por equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD) e de apoio (EMAP). O serviço dispõe de atendimento médico; enfermagem; técnicos de enfermagem; fisioterapeutas; assistentes sociais; nutricionista e fonoaudiologia.

 

Equipamentos e Insumos

Uma vez elegível ao SAD, mediante a avaliação criteriosa da equipe multidisciplinar de saúde deste Serviço e em congruência com as necessidades clínicas dos pacientes, os insumos e equipamentos categorizados no elenco do SAD são dispostos aos responsáveis/cuidadores de modo que os utilizem com as devidas instruções e sem desperdícios em benefício ao paciente domiciliado.

 

 

SAD possui uma frota de veículos e motoristas que promovem o deslocamento das equipes da sede para a prestação da assistência em domicílio, além de estarem equipados com os insumos utilizados para este perfil de atendimento. Para o atendimento de urgência e emergência contamos com a retaguarda do SAMU.

 

O atendimento no domicílio propicia:

- Redução da demanda do atendimento hospitalar / serviços de urgência e emergência; - Humanização da assistência à saúde;

- Desinstitucionalização e otimização dos recursos financeiros e estruturais;

- Respeito às diferentes capacidades de aprendizagem, condições socioculturais e de execução dos cuidados, adaptado às necessidades individuais;

- Continuidade do cuidado e integração à Rede de Atenção à Saúde / Complexo Hospitalar.

 

Funcionamento e Contato

Diariamente: das 07h às 19h.

Equipe Multiprofissional: segundas as sextas-feiras.

Tel. 4353-1500 Ramais: 1846/1849/1851

E-mail: sad.domiciliar@chmsbc.org.br

 

Para saber mais consulte a Portaria nº 825, de abril de 2016 / Ministério da Saúde.

PRINCIPAIS LOCAIS

  • Paço Municipal
    Praça Samuel Sabatini, 50
    São Bernardo do Campo - SP
    CEP. 09750-901
    T. (11) 2630-4000
  • ATENDE BEM POUPATEMPO
    Rua Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    CEP. 09725-760
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
    CEP. 09810-250
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Estrada dos Alvarenga, 5815
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
    CEP. 09850-550
    T.
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Avenida Araguaia, 265
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
    CEP. 09830-110
    T.
  • Coordenadoria do Rudge Ramos
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09634-000
    T. 2630-7050
  • Subprefeitura do Riacho Grande
    Avenida Araguaia, 265 - Centro
    Horário de Atendimento:
    De Segunda a sexta, das 8h30 às 17h
    CEP. 09830-110
    T. 4354-9220 / 4354-0300
  • Secretaria de Finanças
    Av. Kennedy, 1058 - Jardim do Mar
    CEP. 09726-900
    T. 2630-5611
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61 - Rudge Ramos
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 9h às 17h
    CEP. 09634-000
    T.

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  • Finanças
    0800-770-3738
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    2630-4000
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    2630-7045/2630-7046/26307047/2630-7048
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