Pular para o conteúdo
Acessibilidade

CUIDADOS BÁSICOS COM OS CÃES:

VACINAÇÃO CANINA

1ª dose: Vacina Polivalente (V8 ou V10), entre 45 a 60 dias de idade;

2ª dose, com intervalo de 30 dias: segunda aplicação da V8 ou V10 e primeira dose da vacina contra Bordetella (gripe) ;

3ª dose, com intervalo de 30 dias: terceira aplicação da V8 ou V10 e segunda e última dose da Bordetella (gripe);

4ª dose, com intervalo de 30 dias: dose única da Vacina Antirrábica.

No protocolo de vacinação, pode se acrescentar a vacina de giárdia, e leishmaniose (áreas endêmicas)

A proteção conferida pelas vacinas tem duração, é necessário fazer reforços nas datas estipuladas pelo médico veterinário, geralmente anuais.

Quanto à vermífugação canina, a primeira dose deve ser dada ao filhote e à sua mãe já aos 15 dias de vida. A segunda dose de vermífugo é indicada junto à primeira dose de vacina. A partir daí, recomenda-se a vermifugação a cada seis meses.

 

CUIDADOS BÁSICOS COM OS FELINOS:

VACINAÇÃO FELINA

1ª dose de polivalente (V4 ou V5) aos 60 dias de idade, 2ª dose aos 90 e 3ª dose aos 120 dias. A antirrábica é administrada 1 semana depois da 3ª dose da vacina polivalente;

Todo animal deve ser avaliado pelo médico veterinário, único profissional capacitado a determinar se seu cão está apto a receber uma vacina.

Quanto a vermifugação felina, primeiras doses aos 15, 30 e 45 dias de idade. Dê os vermífugos sempre de acordo com o peso do filhote e, caso tenha dúvidas, procure o veterinário.

 

ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS BÁSICOS DOS FELINOS:

Mantenha sempre água e ração frescas e limpas, incentive seu gato a tomar água com fontes ou potes em vários pontos estratégicos do ambiente onde ele irá ficar, e não esqueçam de telar e deixá-los sempre em locais seguros sem rota de fuga ou escape.

 

ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS BÁSICOS DOS CÃES:

Ofereça sempre uma boa alimentação para o seu cachorro, mantenha sempre limpo o pote de água e ração. Mantenha uma rotina de passeios diários para que ele gaste energia e fique mais calmo. Deixe disponíveis brinquedos e uma cama confortável. Não se esqueçam de deixá-los em locais seguros sem rotas de fuga.

 

VISITAS AO VETERINÁRIO:

Assim como os seres humanos, cães e gatos também precisam de acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano. O médico veterinário é o único profissional capaz de identificar possíveis alterações de saúde no pet e ainda orientar o tutor com relação à prevenção de diversas doenças.

  • Eletrocardiograma
  • Ultrassonografia
  • Hemograma
  • Urina
  • Fezes

Esses exames auxiliam na prevenção e tratamento de enfermidades comuns em cães e gatos:

  • Cardiopatias
  • Cálculos (gatos)
  • Insuficiência renal e hepatopatia
  • Diabetes
  • Infecção urinária / verminoses

 

BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS:

A castração de cães e gatos beneficia a saúde deles e previne câncer de mama, de ovário, gestação psicológica, doenças venéreas e outras. Para a família e a comunidade, a cirurgia evita o cio, as crias indesejadas, o abandono de filhotes, os problemas de comportamento, as brigas com outros animais e fugas.

Ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anti-cio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método.

A injeção anticoncepcional é considerada um verdadeiro veneno de hormônios que levam a efeitos colaterais graves (dor, falta de apetite,  emeses (vômitos) e, muitas vezes, irreversíveis, podendo levar o animal a óbito por a várias doenças, como câncer de mama, piometra (infecção grave no útero) e septicemia (infecção generalizada).

Logo, a castração ainda é a melhor forma de prevenir o cio com segurança.