Um dos principais objetivos do Ecoturismo, do Turismo de Natureza ou Turismo Ecológico é promover a Conservação dos Recursos Naturais, incentivando o desenvolvimento sustentável, o cuidado com o patrimônio natural e cultural, gerando uma consciência ambientalista, mais qualidade de vida para as comunidades locais e seus visitantes.

A intenção é criar, viabilizar, divulgar e promover ações que incentivem práticas compatíveis com a Preservação e a Conservação ambientais, sobretudo nas áreas ambientalmente protegidas do Município, que representam mais de 70% de todo o território, um valioso patrimônio.

Para as comunidades que vivem nas regiões visitadas, o Ecoturismo pode representar uma importante fonte de renda, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços compatíveis com a Conservação dos Recursos Naturais, freando os avanços de ações de degradação ambiental.

Além disso, o Turismo de Natureza promove um reencontro com as bases materiais da vida, criando e fortalecendo uma cultura de respeito, pertencimento, conservação ambiental, aproximação com as comunidades e culturas locais, almejando a redução da pressão humana sobre os ambientes visitados.

Sendo a Natureza o principal produto do Ecoturismo, os que querem viver da atividade e os que querem desfrutar das experiências proporcionadas, mudam sua própria visão e atitudes. Assim, o turismo de baixo impacto aqui estimulado como cicloturismo, caminhadas, corridas de aventura, passeios a cavalo representa uma grande contribuição ao Desenvolvimento Sustentável, ressignificando e transformando lugares antes esquecidos ou desconhecidos pela população. Este tipo de turismo também é destacada ferramenta das ações de Educação Ambiental, uma vez que é possível promover a sensibilização humana, social, política e econômica por meio das vivências na Natureza.

É neste contexto que a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal tem incentivado e divulgado oportunidades voltadas ao Turismo de Natureza. E nesta página você pode consultar várias informações para desfrutar de belas paisagens e experiências em São Bernardo do Campo!

Saiba mais:

O turismo mundial representa atualmente cerca de 10% do PIB Global. No Brasil, o Turismo Ecológico é regulado pela EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) desde 1985, com ações em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) e debates realizados em conferências como a ECO-92, estando de acordo com os preceitos promovidos pela Agenda 21, Carta da Terra e outros documentos e tratados internacionais. Já em 1994 foi criado, inclusive, o documento “Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo”, dada sua importância no cenário nacional. E mais do que isso, trata-se de uma oportunidade de estimular a integração entre povos e culturas e do ser humano com a Natureza, numa constante valorização do patrimônio natural, cultural, arquitetônico, gastronômico, histórico e de muitos outros, atendendo muitas das metas propostas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Acesse ainda:

Turismo como instrumento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Ministério do Meio Ambiente)

Guia de Turismo Ecológico