Bem-vindo à página do Mês do Meio Ambiente – 2023!

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal da Prefeitura de São Bernardo do Campo está promovendo um mês de atividades especiais!

O Mês do Meio Ambiente conta com opções diversas:  atividades como seminário, visita ao Parque Ecológico Imigrantes, campanha de coleta seletiva, minicurso online e uma oficina prática! A programação, composta por atividades presenciais e online, ressalta a importância da proteção ambiental e da sustentabilidade!

Participe! Veja a programação logo abaixo!

CLIQUE PARA FAZER O DOWNLOAD

O dia 05 de junho foi eleito em 1972, na Conferência de Estocolmo promovida pela Organização das Nações Unidas, como uma data central para as comemorações mundiais em torno da temática da proteção ambiental, se tornando conhecido como o Dia Internacional do Meio Ambiente. Já se passaram 50 anos desse grande encontro! Em todo o mundo, neste período, são promovidos eventos para tratar da pauta ambiental desde 1974. A data representa uma plataforma global para inspirar mudanças positivas!

Participe do Mês do Meio Ambiente e faça parte desse movimento mundial de proteção do planeta!

Acompanhe as publicações nesta página e nas redes sociais da Prefeitura ao longo dos dias!

Veja um pouco mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Conferência de Estocolmo. Na ocasião, foi também criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Em 2022, esse importante episódio da história, completa 50 anos!

#UmaSóTerra é a campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente este ano, convidando a todos para uma ação coletiva global para celebrar, proteger e restaurar o planeta Terra. O encontro de 2022, liderado pelo PNUMA, ocorrerá na Suécia.

Atualmente este é o maior evento anual das Nações Unidas cuja inteção é sensibilizar a todos, destacando-se aí o papel das autoridades públicas, promovendo uma ação ambiental que traga visibilidade à importância de proteger o nosso planeta. O evento conecta mais de 100 países numa plataforma global sobre o meio ambiente.

São alguns dos principais objetivos do Dia Mundial do Meio Ambiente:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;

2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;

3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;

4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O dia é celebrado no mundo todo e a abertura da Década das Nações Unidas tem o objetivo de expandir a restauração dos ecossistemas degradados em todo o planeta, atuando de forma conjunta com as ações de enfrentamento às mudanças climáticas, minimizando a extinção de espécies animais e vegetais, protegendo a água e fortalecendo a segurança alimentar. A década da ONU se encerra junto aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conhecidos como Agenda 2030.

Fontes:https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/dia-mundial-do-meio-ambiente/#:~:text=O%20dia%205%20de%20Junho,Unidas%20para%20o%20Meio%20Ambiente

Acesso em 20/05/2022

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR E REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO