O imóvel da Rua João Pessoa, nº 236, é um importante remanescente dos sobrados com porão alto dos anos 50, construído pelo Senhor Joaquim Ferreira Neto, então escrevente do 1º Cartório de Notas de São Bernardo do Campo. A arquitetura com tijolos, tecnologia trazida pelos imigrantes, permitiu uma série de alterações refletidas na construção, como o aumento de vãos (portas e janelas) e o consequente ganho de luminosidade nos edifícios. Com jardim frontal e um grande espaço verde ao fundo, a casa é uma das poucas na área central que ainda mostram a relação original entre área construída e lote, bem como a bela massa arbórea que possui aos fundos. 

O imóvel foi declarado de utilidade pública em 1962, para fins de desapropriação, que se efetivou a partir de acordo com o proprietário. Desde então, o espaço esteve vocacionado à cultura da cidade: em 1965 abrigou o recém-criado Departamento de Expansão Cultural da PMSBC; em 1971, nele foi implantado o Museu Histórico e Pedagógico Antônio Raposo Tavares, que era um projeto do Governo do Estado em parceria com diversos municípios. Em setembro de 1988, passa a acolher o Serviço de Documentação da História Local – SDHL. Hoje, sediada no casarão, está a Divisão de Preservação da Memória, que além dos trabalhos desenvolvidos para a preservação do patrimônio do município, ainda guarda importantes fontes documentais que informam sobre o processo de reconhecimento dos bens culturais da cidade, dentre fotos, processos de tombamentos e uma biblioteca voltada ao tema.

Além de disponibilizar seu acervo para consulta, sobretudo a estudantes, memorialistas e pesquisadores, a casa também pode ser visitada, uma vez que o local faz parte do Roteiro Centro, do projeto Ligando os pontos da Memória...


Informações:

Rua João Pessoa, 236 - Centro
Fone: (11) 4337-8217
E-mail: patrimonio.cultura@saobernardo.sp.gov.br


Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 8h ás 17h.