VACINAÇÃO COVID-19

A partir de 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de seis meses a menores de cinco anos foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação. Conforme recomendação do Ministério da Saúde, a partir deste ano, passa a ser recomendado também uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.


GRUPOS PRIORITÁRIOS
Os grupos prioritários são pessoas com 5 anos de idade ou mais e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença. Qualquer pessoa do grupo prioritário está apta para receber uma dose da vacina covid-19. Essas populações têm indicação de dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo:

 

-Pessoas de 60 anos ou mais – 6 meses

-Gestantes e puérperas – 6 meses

-Pessoas imunocomprometidas – 6 meses

-Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores - Anual

-Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhos - Anual

-Trabalhadores da saúde - Anual

-Pessoas com deficiência permanente - Anual

-Pessoas com comorbidades - Anual

-Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos) - Anual

-Funcionários do sistema de privação de liberdade - Anual

-Adolescentes cumprindo medidas Socioeducativas - Anual

-Pessoas em situação de rua - Anual
 

ONDE TOMAR A VACINA?

A imunização ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.

As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h. Clique aqui para consultar o endereço das nossas unidades.

Para informações completas sobre o esquema vacinal acesse aqui os Instrutivos da Campanha de Vacinação clique aqui.