Biblioteca pública é…perspectivas e conexõesDias atrás, aqui na página, lançamos essa provocação, no desejo de abrir o diálogo sobre como é visto ou o que se espera desse lugar, entre suas estantes e as muitas palavras guardadas ali à espera de quem as leia. Não é de dias atrás, porém, a constante inquietação acerca da função ou do sentido de uma biblioteca pública; é contínua esta reflexão, sensivelmente acompanhada pelas transformações da sociedade como um todo, afinal, a biblioteca pública é parte da história da formação da cidade em todos os sentidos. Quem nunca passou por uma biblioteca de São Bernardo, seja na época da escola ou outro momento da vida? 

 
Assim, a  pergunta “o que é ou para que serve a biblioteca pública?” não encerra uma resposta única, última ou, ainda, estanque. Antes, ela nos move à busca de compreender tanto seu papel imediato (segundo manifesto da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions [em português, “Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias]  “... centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros”) [1], como seu papel de  mediadora na construção do conhecimento acessado a partir dos livros ali organizados e compartilhados. Mediação que se desdobra em ações que, tendo os documentos e os livros como suporte inicial, extrapolam as páginas escritas e as paredes abrigando suas estantes. Gera conexões entre conhecimentos, pessoas e lugares, aponta possibilidade, estimula fazeres, visões, leituras, construções. A biblioteca pública é um ponto de encontro local, mas também é uma rede de conexões que liga você ao acesso global de informações, seja pelos livros, ou pela Internet. 
 
Em São Bernardo, uma rede de conexões foi iniciada há 63 anos, constituindo alguns espaços de possibilidades em vários pontos da cidade, com semelhanças e também especificidades. Você conhece todas as bibliotecas públicas de São Bernardo? Você acha que elas são todas iguais? 
 
As bibliotecas públicas em São Bernardo, na pessoa de seus muitos agentes públicos, permanece na busca de se pensar e ser para seus frequentadores um lugar de perspectivas  e oportunidades: leituras, construção de conhecimento, fruição cultural e conexões! 
 
Que tal conhecer as bibliotecas públicas da sua cidade? Lá e cá? Nos acompanhe nesta trilha, vamos juntos! Você vai se surpreender! 
 
[1] https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf,

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube