“ A partir daquele momento, foi ela quem mandou no povoado. Restabeleceu a missa dominical, suspendeu o uso das braçadeiras vermelhas e desqualificou os decretos iracundos. Mas, apesar de sua fortaleza imensa, continuou chorando a desdita de seu destino” (Trecho Cem Anos de Solidão).

LEITORES DA CIDADEBIBLIOTECA PÚBLICA LUGAR DE CONHECIMENTOS - As Mulheres de Cem Anos de Solidão - “ A partir daquele momento, foi ela quem mandou no povoado. Restabeleceu a missa dominical, suspendeu o uso das braçadeiras vermelhas e desqualificou os decretos iracundos. Mas, apesar de sua fortaleza imensa, continuou chorando a desdita de seu destino” (Trecho Cem Anos de Solidão).

As personagens femininas de Cem anos de solidão apresentam uma centralidade dramática na narrativa do romance. Enquanto os homens da trama, principalmente as sucessões de Aurelianos e Arcádios criam um ciclo narrativo de continuidades e permanências, as mulheres representam cada qual um universo.

Úrsula Iguarán, matriarca e fundadora de Macondo, acompanhou de maneira centenária todas as gerações da estirpe dos Buendía, suas glórias e desventuras. É a personagem pela qual a realidade se impõe em diversos momentos do romance, uma realidade que escancara as relações de dominação e violência típicas da sociedade patriarcal latino-americana.

As outras mulheres da obra também de uma forma ou outra, sentem na pele essas relações de poder, e cada qual com suas histórias protagonizam narrativas memoráveis na trama do romance.

Como Amaranta, filha de Ursula e José Arcádio, que rivaliza o amor de Pietro Crespi com sua irmã de criação Rebeca, e se envolve com seu sobrinho, mas acaba solteira e virgem e se penitenciando pelas desventuras amorosas.

Remédios, a Bela, a mulher mais bonita do mundo, que tinha os homens aos seus pés mas não se envolveu com nenhum, em um dia qualquer acaba ascendendo aos céus.

Rebeca, filha adotiva de Úrsula e José Arcádio, cultivava o hábito de comer terra quando se sentia aflita. Casa-se com seu irmão de criação José Arcádio, e após a morte dele se fecha em sua casa e volta a comer terra.

Pilar Ternera, mulher livre e decidida, se envolve com os irmãos Aureliano e José Arcádio, tendo um filho com cada um, tem o dom de prever o futuro através das cartas.

Amaranta Úrsula, filha de Aureliano Segundo e Fernanda del Carpio. Estudará em Bruxelas, muitos anos depois retorna a Macondo e se envolve com Aureliano Babilônia, seu sobrinho. Eles têm um filho, o último da geração da família Buendía.

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube