BIBLIOTECA PÚBLICA LUGAR DE CONHECIMENTOS - DICAS DE LEITURA - ARTE E CULTURA INDÍGENAS BRASILEIRAS

Nesta postagem, destacamos alguns livros sobre a produção artística dos povos indígenas brasileiros que fazem parte do acervo da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. Esta biblioteca possui um acervo especializado em Arte em suas diversas linguagens, com mais de sete mil exemplares disponíveis para consulta e empréstimo. Conheça um pouco sobre o seu acervo seguindo nossas dicas de leitura!
 
 
Arte e Corpo: Pintura sobre a Pele e Adornos de Povos Indígenas Brasileiros – Funarte (vários autores)
As pinturas feitas pelos indígenas carregam uma história  de ancestralidade muito grande por trás de cada uma delas. A Arte Indígena está muito além do valor estético: ela obedece a preceitos mágicos simbólicos e cosmológicos da sociedade que representa.
 
Plumária Indígena Brasileira: Além da Beleza – Maria Christina de Souza
Lima Rizzi
O livro apresenta um panorama das coleções plumárias do acervo do Museu de Arte Indígena - MAE da USP, analisando o histórico de sua constituição, a elaboração e contextos de uso de artefatos plumários entre os indígenas e sua comunicação em exposições de divulgação científica.
 
Arte Indígena: do Pré-Colonial à Contemporaneidade – Percival Tirapeli
A obra retoma desde a Arte Rupestre até a representação indígena nos tempos atuais. Passa pela Arqueologia, pelos séculos XVI e XVIII e por Lygia Pape com seu Manto Tupinambá. Dá ênfase às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, onde foram marcantes as presenças do índio e de ancestrais americanos.
 
Arte Indígena, Linguagem Visual – Berta G. Ribeiro
O livro trata da cultura material e da Arte dos povos indígenas do Brasil moderno. As culturas indígenas, mesmo as mais singelas, necessitam, para funcionar, de uma série de suportes físicos traduzidos em espaços, recursos naturais e objetos, os quais possibilitam a seus membros manipulá-los. Neste livro, a unidade de estudo não é o objeto em si, mas antes suas relações com o contexto de que faz parte. Em outras palavras, estuda-se a atividade humana de que resultam objetos utilitários e criações artísticas.
 
Músicas Africanas e Indígenas no Brasil – Rosangela Pereira de Tugny
Livro elaborado a partir do Encontro Internacional de Etnomusicologia - Músicas Africanas e Indígenas no Brasil, realizado em outubro de 2000 em Belo Horizonte. A obra discute conceitos de cultura e propriedade intelectual por meio de textos de especialistas consagrados no mundo acadêmico. Para falar das práticas musicais dos índios e negros no Brasil, transcreve falas e manifestações orais dos participantes indígenas, incluindo essas vozes, antes "inaudíveis", no debate.
 
Ihu : Todos os Sons – Marlui Miranda
Livro intitulado Ihu (palavra que significa "todos os sons", na língua dos camaiurás), apresenta o mais completo mapeamento já realizado da música dos índios amazônicos.
 
A Arte e o Artista na Sociedade Karajá – Maria Heloísa Fenelon Costa
A produção artesanal dos povos indígenas às margens do Araguaia é rica, diversificada e dialoga com a cultura e com a estruturação social de cada comunidade. Possui uma das mais belas e significantes expressões da Arte. Os conhecimentos artesanais são apropriados e também transformados pelas novas gerações através da oralidade e da observação, contribuindo com a sobrevivência do legado cultural dessa produção artística. Desta forma, podemos citar as Bonecas Karajá.
 
Para consultar o acervo da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi e das demais bibliotecas da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de São Bernardo do Campo, acesse o site:
 

 

facebook instagram youtube