“Durante anos, tentei em vão reeditar este livro. Misteriosamente, no entanto, minhas reiteradas propostas a várias editoras, pequenas e grandes, resultavam em negativas gentis e argumentos plausíveis: “não é nossa linha editorial”. (trecho de Devassos no Paraíso, de João Silvério Trevisan).

Olá Leitores da Cidade! Nesta postagem, destacaremos alguns títulos e autores nacionais e estrangeiros que tratam, de alguma forma, da temática LGBTQIA+, partindo de pesquisas e conhecimentos nas áreas da Antropologia, Ciências Sociais, Psicologia, História e de relatos de memórias. Uma visão plural sobre o tema LGBT e suas relações com os indivíduos e com a sociedade.

Parte desses livros mencionados vocês encontrarão em nossa Rede de Bibliotecas Públicas Municipais. Para isso, é só pesquisar os títulos e em quais unidades estão disponíveis para empréstimo no site: https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br/

 

Boas Leituras!

 

Devassos no Paraíso (1986) – João Silvério Trevisan
Num frutífero diálogo com diversos campos de conhecimento e expressões de nossa Cultura — Cinema, Teatro, Política, História, Medicina, Psicologia, Direito, Literatura, Artes Plásticas etc., João Silvério Trevisan realiza um estudo pioneiro sobre a homoafetividade no Brasil. Considerado uma referência, Devassos no Paraíso atravessou gerações, provocou intensa interlocução com a comunidade LGBT e influenciou desde ações emancipatórias até pesquisas sobre gênero e sexualidade.

História do Movimento LGBT no Brasil (2018) – James Green (org.).
O livro busca reconstruir alguns temas e momentos privilegiados da história de quatro décadas deste importante ato político do Brasil contemporâneo, atentando para a diversidade de sua composição e de perspectivas no interior do movimento. Pretende-se, assim, contribuir para traçar um panorama interdisciplinar dos 40 anos do movimento LGBT brasileiro.

Além do Carnaval: A Homossexualidade Masculina no Brasil do Século XX (2019) – James Green
O livro examina a realidade social e cultural da homossexualidade masculina no Brasil ao longo do século XX. James Green questiona a visão estereotipada de que a expressão desinibida e licenciosa do comportamento homossexual durante o Carnaval comprova a asserção de que a sociedade brasileira tolera a homossexualidade e a bissexualidade na vida cotidiana. 

Adeus, Maridos (1988) – Deborah Abbot
Um incontável número de mulheres se casa com homens, tem filhos e, de repente, se descobre apaixonada por outra mulher, deixando para trás toda uma respeitável vida heterossexual para viver conforme o coração. Este livro reúne relatos verdadeiros de mulheres que passaram por esta transformação profunda. Entre os depoimentos encontra-se o da coronel Margarethe Cammermeyer, tema do filme Servindo em Silêncio.

Triângulo Rosa (2011) – Rudolf Brazda
Identificados como "triângulos-rosa", milhares de homossexuais foram enviadas para campos de concentração pelo regime de Hitler. Rudolf Brazda, que recebeu a matrícula 7952, ficou preso em Buchenwald - e é seu último sobrevivente gay. Ele nos traz um relato ímpar, sustentado por um rigoroso trabalho de pesquisa histórica e marcado pela dor e pela esperança de quem sobreviveu aos horrores do nazismo.

Sopa de Letrinhas? - Movimento Homossexual e Produção de Identidades Coletivas nos Anos 90 (2005) – Regina Facchini
Um estudo sobre o movimento homossexual brasileiro no contexto da segunda metade dos anos 1990. Realizado a partir da cidade de São Paulo, este trabalho pretende contribuir e estabelecer diálogo com os estudos sobre movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Tem como base uma pesquisa bibliográfica e documental sobre a trajetória de mais de 25 anos do movimento homossexual brasileiro.

Homofobia: História e Crítica de um Preconceito (2010) – Daniel Borrilo
A homofobia é a atitude de hostilidade contra os homossexuais, homens e mulheres. Quais são suas origens? Quais são suas relações com as outras formas de estigmatização e de discriminação? De que modo e a partir de quais discursos foi construída tanto a supremacia heterossexual quanto a desvalorização correlata da homossexualidade? Existe uma personalidade homofóbica? E quais são os recursos à nossa disposição para lutar contra essa forma de violência? 

Stonewall 40 + o que no Brasil? (2011) – Leandro Colling 
Organizado por Leandro Colling, esta obra reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores em evento de mesmo nome, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 20. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.

Novas Formas de Amar (2017) – Regina Navarro Lins
Poliamor, vida a três, aplicativos, o amor no século XXI. Todo mundo quer amar alguém ou “alguéns”. Ama-se o amor, canta-se o amor, vive-se em busca do amor. Mas amar exige muito aprendizado e este é o maior desafio dos casais. Nos tempos atuais, os desafios são ainda maiores porque surgiram novas formas de amar e é sobre isso que a psicanalista Regina Navarro Lins discorre neste livro. Depois da revolução sexual, do divórcio, da pílula, do movimento LGBTI e de tantas outras mudanças de costume, amar virou um verbo plural. 

Fontes: https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br/  e  Amazon.com.br

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube