LEITORES DA CIDADE - ESCRITORES INDÍGENAS BRASILEIROS -ESCRITORES INDÍGENAS BRASILEIROS - Apresentamos alguns autores indígenas brasileiros que refletem a diversidade cultural e étnica das centenas de povos originários que resistem pelo reconhecimento, respeito, manutenção e perenidade de sua cultura.

Apresentamos alguns autores indígenas brasileiros que refletem a diversidade cultural e étnica das centenas de povos originários espalhados pelas diversas regiões brasileiras e que resistem pelo reconhecimento, respeito, manutenção e perenidade de sua cultura.

Auritha Tabajara, nasceu em 1980 na aldeia indígena do povo Tabajaras, no Ceará. Foi a primeira indígena a ser reconhecida como cordelista. Participou com seus cordéis de várias antologias indígenas. Tem publicado os livros Magistério Indígena em Versos e Poesia (2007), Toda Luta, a História e a Tradição de um Povo (2010) e Coração na Aldeia, Pés no Mundo (2019).

Cristino Wapichana, nasceu em Roraima na aldeia do povo Wapichana. É escritor de Literatura infantojuvenil e ganhou diversos prêmios desse gênero. Tem os seguintes livros publicados: A Onça e o Fogo (2009), Sapatos Trocados (2014), A Boca da Noite (2016) e O Cão e o Curumim (2018). 

Daniel Munduruku, natural do Pará, pertence à etnia Munduruku. Escritor, publicou mais de 50 obras literárias, grande parte delas de Literatura infantojuvenil. Ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Entre os seus diversos livros, destacamos Histórias de Índio (1997), A Palavra do Grande Chefe (2008), As Serpentes que Roubaram a Noite e Outros Mitos(2001), Histórias que Eu Vivi e Gosto de Contar (2006), Um Dia na Aldeia (2012), Vozes Ancestrais (2016) e Crônicas Indígenas para Rir e Refletir na Escola (2020).
 
Eliane Potiguara, nascida no Rio de Janeiro em 1950. É considerada a primeira escritora indígena do Brasil, fundadora da Rede Grumin de Mulheres Indígenas. Suas obras são marcadas pela questão indígena no Brasil. Publicou os livros A Terra é Mãe do Índio (1989), Akajutibiro: Terra do Índio Potiguara (1994), Metade Cara, Metade Máscara (2004), Sol do Pensamento (2005) e O Pássaro Encantado (2014).

Olívio Jekupé, nascido no Paraná em 1965, é da etnia Guarani. Começou a escrever na década de 1980 a partir da tradição oral de seu povo. Tem vários livros publicados, grande parte infantojuvenis. Destacamos as obras Xerekó Arandu, a Morte de Kretã (2002), A Mulher que Virou Urutau (2011), Tekoa - Conhecendo uma Aldeia Indígena (2012), As Queixadas e Outros Contos Guaranis (2014) e O Presente de Jaxy Jaterê (2017).

Vãngri kaingáng, nascida na terra indígena de Ligeiro, no Rio Grande do Sul, em 1980, pertence à etnia Kaingáng. Suas obras são marcadas pela luta pelos direitos das mulheres e dos povos indígenas. Tem os seguintes livros publicados: Jóty, o Tamanduá (2010) e Estrela Kaingáng: Uma Lenda do Primeiro Pajé (2017).

Kaká Werá Jekupé, nascido em São Paulo em 1964, na aldeia indígena do povo Tapuia. É escritor e conferencista. Suas obras são marcadas pela tradição e diversidade da Cultura Tapuia. Alguns de seus livros publicados são A Terra dos Mil Povos - História Indígena do Brasil Contada por um Índio (1998), As Fabulosas Fábulas de Iauaretê (2007), O Trovão e o Vento: Um Caminho de Evolução pelo Xamanismo Tupi-Guarani (2016) e A Águia e o Colibri - Carlos Castañeda e Ancestralidade Tupi-Guarani (2019).

Aline Rochedo Pachamama, indígena da etnia Puri. É escritora e historiadora, participa dos Movimentos dos Povos Originários e elabora e executa projetos em prol da divulgação da Cultura Indígena. Em 2016, lançou o projeto Herança Indígena, Memória Afetiva e História. Publicou os livros Pachamama – a Poesia é a Alma de quem Escreve (2016), Guerreiras (2017) e Taynôh: o Menino que Tinha Cem Anos (2019). 

Yaguarê Yamã, nascido no estado do Amazonas, pertence à etnia Maraguá. Escritor, é também formado em Geografia. Tem 11 livros publicados no gênero infantojuvenil. Entre essas obras publicadas, destacamos O Caçador de Histórias (2002), Urutópiag: a Religião dos Pajés e dos Espíritos da Selva (2005), Contos da Floresta (2012), Falando Tupi (2013) e Pequenas Guerreiras (2013).

Livros de autores indígenas disponíveis no acervo da Rede de Bibliotecas Públicas de São Bernardo do Campo:

Cristino Wapichana:
- A Onça e o Fogo

Daniel Munduruku:
- Um Dia na Aldeia: uma História Munduruku
- Coisas de Onça
- Coisas de Índio: um Guia de Pesquisa
- Outras Tantas Histórias Indígenas de Origem das Coisas e do Universo
- Contos Indígenas Brasileiros
- Histórias de Índio

Olivio Jekupé:
- Xerekó Arandu, a Morte de Kretã
- Iarandu: o Cão Falante
- Literatura Escrita pelos Povos Indígenas
- Tekoa: Conhecendo uma Aldeia Indígena 

Vãngri Kaingáng:
- Joty, o Tamanduá : Reconto Kaingang

Kaká Werá Jekupé:
- Tupa Tenonde : A Criação do Universo, da Terra e do Homem Segundo a Tradição Oral Guarani
- As Fabulosas Fábulas de Iauaretê 

Yaguarê Yamã:
- Puratig: o Remo Sagrado
- As Pegadas de Kurupyra
- Contos da Floresta
- Falando Tupi
- A Origem do Beija-Flor

Consulte no site da Rede de Bibliotecas Públicas de São Bernardo do Campo para saber em qual unidade encontrar essas obras: https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube