Os Primeiros 100 Anos – A História do Cinema Brasileiro em 15 Filmes – Parte 12

   

 Dona Flor e Seus Dois Maridos (Bruno Barreto, Brasil, 1976, 105 min.)

Baseado no romance homônimo de Jorge Amado, o filme foi um fenômeno de bilheteria no Brasil, ficando por 34 anos como recordista do Cinema Brasileiro, com um público de mais de 10 milhões de espectadores, sendo ultrapassado somente em 2010 por Tropa de Elite 2.

Dirigido por Bruno Barreto, o longa-metragem é uma comédia irreverente e sensual, num contexto de comédias eróticas populares da década de 1970, as pornochanchadas.

 

Durante o Carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho, um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente. Sua mulher, Dona Flor, fica inconsolável, mas, após algum tempo, ela se casa novamente com Teodoro, um farmacêutico que é exatamente o oposto do primeiro marido. Ela passa a ter uma vida estável e tranquila, até que o fantasma do finado ex-marido aparece nu na sua cama. Flor, então, pede ajuda para afastar o espírito de Vadinho, mas, no fundo, quer que ele fique.

A história causou controvérsias e chocou parte da crítica e do público com sua sensualidade e a exposição de corpos nus. A produção bem cuidada e o humor debochado e inteligente, a trilha sonora saborosa com músicas de Chico Buarque e o elenco afinado e talentoso formado por Sonia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça, fizeram, entretanto, de Dona Flor e Seus Dois Maridos um dos maiores sucessos do Cinema Nacional.

Ganhou uma nova versão em 2017, sobre a direção de Pedro Vasconcelos, além de uma minissérie para a TV em 1998. 

crédito das imagens: www.imdb.com/

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOKwww.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/culturasaobernardo/

YOUTUBE:  https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturaeJuventudeSBC