Em 1983, São Bernardo contava com uma população  estimada em  cerca de 518 mil habitantes, sendo a maior parte  constituída por migrantes (1) que, na época, chegavam no município à razão de aproximadamente 17 mil ao ano, segundo  avaliações da prefeitura municipal (2). Os antigos bairros Centro, o Rudge Ramos e o Baeta Neves ainda eram os mais populosos da cidade, contando com quase 150 mil habitantes somados. Contudo,  alguns bairros  periféricos, até então pouco povoados, cresciam rápido, sendo que o Alvarenga já ultrapassara a estimativa de 11 mil habitantes e o Montanhão se aproximava dos 18 mil (3).

O ritmo muito intenso do crescimento demográfico - entre 1970 e 1980 a população  da cidade saltara de 201 mil para 425 mil habitantes - e a  ocupação de áreas  ainda não adequadamente loteadas, regularizadas e preparadas para urbanização,  gerou um enorme aumento do número de núcleos favelados e da população que os habitava. A estimativa era de que, em 1983, 68 mil pessoas viviam em favelas no município, sendo que os bairros Montanhão,  Alves Dias,  Ferrazópolis e Casa abrigavam os maiores contingentes.  A falta de serviços urbanos básicos, de segurança,  e as condições precárias das moradias nestes locais estavam entre os principais problemas enfrentados pelo município naquele  momento, gerando repercussões na imprensa e nos discursos  dos políticos (4).  

O ano foi de crise social e econômica no Brasil. A inflação acumulada no ano atingiu 211% (5), o Produto Interno Bruto caiu 2,4 % e o índice de desemprego foi o maior da década (6). Em São Bernardo do Campo, onde a oferta de emprego industrial era uma das maiores do país, havia cerca de 50 mil desempregados. A crise sócio-econômica provocou diversos protestos, entre eles uma greve envolvendo mais de 50 mil metalúrgicos e uma passeata que parou a Via Anchieta por uma hora na manhã de 7 de julho (7). Ainda no âmbito das mobilizações  trabalhistas, o ano foi marcado   pela criação da Central Única dos Trabalhadores, entidade que reúne sindicatos de todo país. O evento de criação da instituição ocorreu no dia 28 de agosto, em um grande congresso trabalhista realizado nos  antigos pavilhões que haviam sediado a Cia. Cinematográfica Vera Cruz. Estes, na época, já pertenciam à prefeitura municipal, a qual também forneceu ajuda financeira para a viabilização do  encontro (8).

Na política, o país vivia os últimos anos do regime militar. Em novembro de 1982,  a oposição ao partido apoiador do regime  vencera  as primeiras  eleições para o governo paulista em quase vinte anos e em São Bernardo também saíra vitoriosa, elegendo o prefeito Aron Galante e a maioria dos vereadores. Tito Costa, que alguns anos antes havia sido o primeiro prefeito eleito pelo MDB,  entregou o cargo a Galante  no dia 1 de fevereiro de 1983. No início da nova gestão, a prefeitura  contava com cerca de 7200 funcionários públicos - o que fazia dela a quinta maior empregadora da cidade - com o segundo maior orçamento do Estado de São Paulo, e com uma dívida que comprometia boa parte do mesmo. O novo prefeito assumiu prometendo sanear  as finanças municipais, construir creches, jardins da infância e quadra poliesportivas, além de criar um programa para facilitar a aquisição de moradias populares ( 9).                                                      

No âmbito do lazer, da cultura de massa e  dos costumes infanto-juvenis, o fato  mais significativo do ano foi possivelmente a  popularização  dos  videogames no país, através do lançamento oficial  de três modelos consagrados no exterior, sendo que pelo menos dois deles se tornaram muito conhecidos no Brasil, recebendo inclusive  publicidade em redes de televisão. Em pouco tempo os  equipamentos já estavam disponíveis para compra em lojas da região (10). Até mesmo a locação de cartuchos com jogos rapidamente se tornou  possível em videoclubes  situados no território do  Grande ABC (11). Ainda no setor do entretenimento eletrônico, os videocassetes já se faziam presentes no país e em São Bernardo do Campo já funcionava uma videolocadora, a Video Store,  localizada na  rua Jônio, no Jardim do Mar (12).  

A Folha do ABC, um dos principais jornais locais, costumava estampar em suas páginas a publicidade e a programação das diversões noturnas, dos eventos culturais  e dos restaurantes mais populares da cidade naquele momento.  Em suas páginas encontramos registros de  espaços como o Bob´s 2000 e a Catedral do Samba  ambos no Rudge Ramos e voltadas ao samba, a danceteria Tutti Frutti Disco Club, a Pizzaria Dinho, as churrascarias Para Pedro e Porteira dos Pampas,  além de estabelecimentos que marcaram profundamente a cultura regional por décadas, como os grandes restaurantes da região do bairro Demarchi - São Francisco São Judas Tadeu e Florestal. O público dos cinemas da cidade se dividia entre o histórico Cine São Bernardo, o Rudge Center, e o Cine Havaí, que este ano ainda exibiam sucessos de bilheteria para todas as idades como “Os trapalhões na Serra Pelada”. Até mesmo o cinema de arte tinha espaço na cidade, através de mostras promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura (PMSBC)  no Cine Teatro Martins Pena, o qual  iniciou o ano de 1983 exibindo um ciclo de oito  filmes do aclamado diretor sueco Ingmar Bergman. 

 


Vista da região central da cidade a partir do Paço Municipal, durante realização da Procissão dos Carroceiros de 1983.

 

Notas:

(1) - Cf. Sinopse Preliminar do Censo Demográfico 1980 – São Paulo. IX Recenseamento Geral do Brasil. Série Regional. Volume 1. Tomo I. Nº 18. 

(2) - Cf. Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Secretaria de Planejamento e Economia. Departamento de Economia. Banco de Dados. Compêndio Estatístico 1983.  São Bernardo do Campo: PMSBC, 1983. p.18

(3) - Ibidem, p.20.

(4) - Ibidem;  Cf. Jornal do Brasil. 30/1/83 p. 61

(5) - Cf.  Diário do Grande ABC, 30/11/1983. cad. A.  p.8. 

(6) - Cf.  Cardoso, José Celso.  Crise e Desregulação do Trabalho no Brasil. Brasília: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - IPEA.  2001. p.31.

(7) - Cf. Jornal do Brasil, ‎20/04/1983 • ‎cad.1,p.28 ; e  ‎8/7/83 • ‎cad.1,p.5 .

(8) - Cf.  Jornal do Brasil, ‎26/08/1983 • ‎cad.1,p.4.

(9) - Cf. Jornal do Brasil, 30/1/1983. p. 61.                                              

(10) - Cf. Jornal Diário do Grande, 4/12/1983. Cad. A, p.5.  

(11) - Cf. Jornal Diário do Grande, 20/12/1983. Cad. B, p.3.  

(12) - Cf. Jornal Folha de São Paulo, 

(13) - CF. Jornal Folha do ABC, 3/1/83. p.3;  28/8/83. p.5;  24/4/83 p. 7

 

 

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo

Alameda Glória, 197, Centro

Telefone: 4125-5577

E-mail: memoria.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

Veja esta e outras histórias da cidade no portal da Cultura:

https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/tbt-da-cultura