Facebook, Youtube, portais, blogs, Twitter.... Algumas expressões, tão comuns hoje em dia e cuja importância transcendeu a influência da Cultura Digital, só foram possíveis graças a acontecimentos de anos atrás.

O primeiro uso do que viria ser a internet ocorreu nos idos anos 1970, parte de uma ação militar e estudos acadêmicos nos Estados Unidos e Europa, mas esses mesmos estudiosos e também empresas viram que aquele tipo de nova comunicação poderia ser interessante de ser comercializada em larga escala.

Aos poucos, a internet cresceu no hemisfério Norte. Os primeiros passos no Brasil ocorreram justamente em 1988 com a Constituição Federal e isto foi um dos motivadores da criação, em 1989, do Ministério de Ciência e Tecnologia, com a Rede Nacional de Pesquisas (RNP).

Os anos passaram, os estudos avançaram e, em 1995, a RNP iniciou o processo de implementação comercial da internet. Ou seja, todo este sistema que usamos hoje – até então só utilizado em universidades e para pesquisadores - poderia ser utilizado em larga escala.

De lá para cá muita coisa mudou. Sites ou redes que existiram, como o Geocities ou Orkut, ficaram na lembrança dos primeiros desbravadores, ou perderam muito a importância no Brasil como o Nestcape Navegator ou AOL, só para exemplificar.

Internet discada? Sim, a rede chegava direto pelo aparelho telefônico e era cobrada por pulso. Horas para baixar um arquivo, tudo isso passou e faz parte da História.

Nestes 25 anos, a internet tecnologicamente melhorou muito. Culturalmente, comportamentos têm mudado para melhor e pior também. Saber usar e entender a rede hoje é fundamental. E nossa participação aqui nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Juventude faz parte do “lado bom da força” (parafraseando o filme Star Wars).

Que saibamos usar a internet e aproveitar tudo de bom que a mesma possa oferecer.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo