Nenhum povo vive sem uma teoria de si mesmo”

(Darcy Ribeiro)

 

BIBLIOTECA PÚBLICA LUGAR DE CONHECIMENTOS - LIVROS E LEITURAS SOBRE OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROSDestacamos, neste texto, livros e autores que fazem parte do acervo da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais de São Bernardo do Campo. São obras que tratam da História e Cultura dos povos originários brasileiros. Narrativas clássicas e contemporâneas, que trazem, para o público da sociedade envolvente, estudos, pesquisas e histórias sobre os nossos povos nativos, dando voz e representatividade para essas culturas há séculos esquecidas. Um ótimo acervo disponível para todos os leitores da cidade.

 

Utopia Selvagem: Saudades da Inocência Perdida – Darcy Ribeiro

Nesta fantástica fábula, Darcy Ribeiro pinta, com tons fortes, a beleza que uma sociedade adquire ao ser composta por um mosaico de cores e culturas diferentes. E, por meio da capacidade de adaptação do negro Pitum à realidade das índias amazonas, ele nos mostra que a diversidade e a miscigenação são benéficas para a existência de todos os povos.

 

Povo Verdadeiro: Os Povos Indígenas no Brasil – Angela Pappiani

"Povo verdadeiro" é a forma como a grande maioria dos povos tradicionais se autodenominam. Este livro traz informações gerais sobre os povos indígenas do Brasil em sua diversidade e beleza, abordando temas como o cotidiano das aldeias, os rituais, as relações sociais, com a Natureza e com o mundo espiritual.

 

Os Índios e a Civilização: a Integração das Populações Indígenas no Brasil Moderno - Darcy Ribeiro

O objetivo da reflexão de Darcy é expor, de forma bem fundamentada - ladeado pelo conhecimento de quem compreendeu a diversidade dos povos indígenas com rara clarividência – como os primeiros habitantes do Brasil lidaram com o crescimento da pecuária, da agricultura e com o avançado processo de urbanização ocorrido no país.

 

Povo Brasileiro: a Formação e o Sentido do Brasil – Darcy Ribeiro

Obra magistral de Darcy Ribeiro - um dos maiores antropólogos brasileiros -, O Povo Brasileiro é uma tentativa de compreender quem somos, o que somos e a importância do nosso país. Este clássico retrata o inconformismo pela desigualdade social e percorre a História da formação da civilização brasileira.

 

Senhores destas Terras: Os Povos Indígenas no Brasil – Gilberto Azanha

A proposta da coleção História do Brasil em Documentos parte da reprodução comentada de documentos de época - textos oficiais, cartas, letras de música, artigos de jornal e fotos, entre outros - para expor temas relevantes da vida brasileira com a máxima fidelidade. Neste volume: Primeiros Contatos com os Índios; Os Governadores-Gerais e as Guerras Justas; Os Jesuítas; Rondon e as Primeiras Tentativas de Pacificação dos Índios; A Questão Indígena até os Nossos Dias; Depoimentos dos Próprios Índios.

 

A Marcha para o Oeste – Orlando Villas Boas

Baseado nos diários escritos pelos irmãos Claudio (1916-1998), Leonardo (1918-1961) e Orlando Villas Boas (1914-2002), durante e após sua participação à frente da Expedição Roncador-Xingu (1943-1949), organizada pelo governo federal, este livro é um híbrido entre a literatura de viagem, a análise antropológica e o ensaio histórico. Além de mapear e desbravar boa parte da Amazônia Meridional, os Villas Boas foram os principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu.

 

A Arte dos Pajés: Impressões sobre o Universo Espiritual do Índio Xinguano – Orlando Villas Boas

Baseado em 50 anos de observações e estudos, o livro mostra de que forma a religião e os mitos estão integrados à vida das nações que habitam o Xingu. Villas Boas relata, ainda, histórias sobrenaturais que testemunhou durante sua convivência com as tribos xinguanas.

 

Xingu: Os Índios, seus Mitos – Orlando Villas Boas

Xingu - Os Índios, seus Mitos é a mais importante análise histórico- etnográfica dos índios xinguanos. O livro divide-se em duas partes, que apresentam dois enfoques complementares sobre um mesmo fenômeno: a cultura xinguana. A primeira parte do livro faz uma análise histórica do processo de sedimentação dos índios na região do rio Xingu. A segunda parte fornece um inventário dos principais mitos xinguanos, colhidos durante as várias décadas de permanência dos Villas Boas na região.

 

A Inconstância da Alma Selvagem e outros Ensaios de Antropologia – Eduardo Viveiros de Castro

A trajetória intelectual de Eduardo Viveiros de Castro, um dos maiores antropólogos da atualidade, em um único volume. Em grande parte centrados nas sociedades amazonenses, os nove ensaios revistos pelo autor buscam alcançar o pensamento indígena. Para tanto, travam um forte diálogo com a Filosofia, do qual resulta por exemplo, o conceito de "que permite entender como os índios vêem os animais e a si mesmos". 

 

Hierarquia e Simbiose: Relações Intertribais no Brasil – Alcida Rira Ramos

O livro reúne estudos sobre três casos de relações intertribais no Brasil: Sanumá/Maiongong (Roraima), Maku/índios do rio (Noroeste amazônico) e Guarani/Kaingang (Paraná). Ele se inscreve na linha da Antropologia das relações interétnicas.

 

Araweté: o Povo do Ipixuna – Eduardo Viveiros de Castro

Síntese do modo de vida, da visão de mundo, da história, dos desafios presentes e das perspectivas futuras dos araweté, povo tupo-guarani de caçadores e agricultores, que há centenas de anos habitam a região entre os médios rios Tocantins e Xingu.

 

Para saber em quais bibliotecas da cidade você pode encontrar esses títulos, acesse o site: https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br/

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube