A Avenida do Taboão  em  seu setor  mais oriental, entre seu início na Av. Dr. Rudge Ramos e  o cruzamento com a Rua Luiz Feriani,  é remanescente  de um velho caminho, já existente na virada do século  passado, elo de ligação entre a  antiga Estrada do Mar e  uma rota que ia em direção às regiões da  Saúde  e Vila Mariana em São Paulo (hoje chamada estrada da Água Funda). Além de parte da Av. do Taboão, este velho caminho tem como remanescentes atuais a própria Rua Luiz Feriani, no Bairro Suisso e a Av. dos Ourives, já adentrando território  paulistano.  O trecho mais a oeste da Av. Taboão surgiria mais tarde, na década de 1920, quando era lançado o loteamento da Vila Santa Luzia:  foi o loteador Alfredo Bernardo Leite, proprietário de uma  pedreira e de uma fonte de água mineral nas cercanias,  que  mandou construí-lo, ligando  essas propriedades, que ficavam na atual Vila Marques (Diadema), com a parte mais antiga da via, na altura do Bairro Suisso (outro loteamento que se iniciava), atravessando assim  a Vila Santa Luzia.   Nessa época toda a rota chegou a ser chamada de “Estrada da Represa” em referência ao açude então existente  na Chácara de  Arthur Rudge Ramos, onde depois se instalaria a Ford. Porém cerca de duas décadas depois esse nome já havia sido substituído pelo de Estrada do Taboão, alcunha que anteriormente cabia a um outro caminho mais ao sul, que passava entre  as margens do Córrego da Canhema e do Córrego do Taboão, depois de atravessar os terrenos do Sítio Paulicéia. 
 
Nos seus primeiros tempos, os loteamentos do entorno da estrada do Taboão cresceram muito lentamente. As poucas moradias eram situadas principalmente na própria estrada e na futura Av. Alfredo Bernardo Leite, algumas delas residências de  trabalhadores de olarias pertencentes ao próprio Bernardo Leite.  Somente por volta de 1950, quando a pedreira e a fonte de água mineral já estavam desativadas, é que o ritmo de ocupação acelerou-se, áreas foram reloteadas e o local começou a modernizar-se: pela Estrada do Taboão chegou a rede elétrica  e a primeira linha de ônibus iniciou sua circulação, embora a via ainda não tivesse pavimento. Este só viria com reformas realizadas a partir de 1964, que  também  alinharam e alargaram a rota.  Após essas reformas e com o avanço da urbanização de suas áreas adjacentes, a via deixaria de ser chamada de estrada, recebendo pelo decreto 3476 de 1973 a denominação definitiva de “Avenida do Taboão”.
 
Nas imagens vemos acima a via durante  sua pavimentação, em  1966,  em trecho próximo à Via Anchieta e embaixo em  1996, na altura do n. 4500 ( quase na divisa com Diadema).
 

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