O que chamamos hoje de Estrada dos Alvarenga era no início do século passado parte de uma rede de estradas vicinais que ligavam a região homônima – área na fronteira dos atuais municípios de São Bernardo e Diadema  - tanto com a   Estrada de Santos (para quem ia na direção leste) como com o centro da antiga  Vila de Santo Amaro, seguindo no sentido norte. Essa rede de caminhos seria razoavelmente modificada pela inundação do Rio  Jurubatuba e especialmente de um de seus tributários, o Ribeirão dos Alvarenga, ocorrida devido à construção da Represa Billings, a partir de  1927. Antes do advento da Represa, a  antiga estrada acompanhava naquele ponto o supracitado Ribeirão pela margem esquerda deste,  mais  ao sul; depois, a via foi reconstruída  na forma atual , próximo à  margem direita, em uma região de relevo um pouco mais elevado,  na zona que vai dos atuais Jardim Laura ao Parque dos Químicos.  Em 1954, quando ensaiavam-se os primeiros loteamentos nos arredores do trecho mais perto do centro de São Bernardo e do viaduto do Km 22 da Anchieta, toda a estrada foi denominada como Av. João Firmino. Homenageava-se assim a João Firmino Correia de Araújo, dono de uma propriedade nas margens da via (Chácara Três Lagos, onde hoje é o Jardim do Lago) e responsável por trazer energia elétrica à parte daquela região. Contudo, numa reviravolta incomum, essa denominação seria parcialmente revertida em 1978 pela lei 2356, que determinou que o trecho posterior à Praça Giovani Breda voltasse a se chamar Estrada dos Alvarenga. Nessa época, devido principalmente à Rodovia dos Imigrantes (1976), os sítios, chácaras, olarias e clubes de campo que então marcavam  este setor da estrada  (naquela altura já parcialmente pavimentada) também começavam a dar lugar a ocupações urbanas, tais como os assentamentos do Jardim Laura e Parque Alvarengas. Esta tendência se exacerbaria significativamente a partir do final da década de 1980, alcançando a divisa com Diadema: novos aglomerados habitacionais (parques dos Químicos, das Garças, Ideal, Porto Novo, jardins Nova América e Novo Horizonte) concentraram-se nas margens da estrada, eixo catalisador dos pequenos estabelecimentos de comércio e serviços locais. O enorme aumento populacional – hoje o Bairro Alvarenga é o segundo mais populoso do município - demandou sucessivas reformas para melhorar o fluxo na estrada: em etapas, ela vem sendo alargada, recapeada e corredores de ônibus nela são implantados. 

 
Nas imagens vemos acima carroças transportando carvão na estrada no início do século passado (original pertencente  a  Aldo Lunardi, de conhecida família de carvoeiros) e abaixo a  estrada em 2005, na altura do n. 7000 ( Jardim Laura). 

 

Pesquisa e Acervo: Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Se você tem fotos antigas da cidade, nos encaminhe para que, futuramente, utilizemos em nossas publicações.

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo. Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Alameda Glória, 197, Centro. Tel.: 4125-5577. E-mail: memoria@saobernardo.sp.gov.br.