Carlos Josephus Negri e a esposa Francisca Lahres chegaram ao Brasil no dia 23 de setembro de 1877. Ele tinha 29 anos; ela, 27. Oriundos da vila de Albiano, na região de Trentino-Alto Adige, depois de uma viagem de cerca de 30 dias a bordo do Vapor Sudamerica  aportaram em Santos, de onde seguiram para São Bernardo  juntamente com outras famílias italianas que iriam se estabelecer no núcleo colonial que aqui fora criado.  Era a primeira leva de imigrantes que nele se fixava. Os Negri se assentaram no lote 16 da Linha Jurubatuba, local onde hoje está instalado o Conjunto Residencial Franchini, divisando com o Jardim Maria Cecília. Além ter plantado mantimentos de subsistência no lote que comprou, Carlo trabalhou como agrimensor na medição de outros sítios do núcleo colonial.  Em 1889 foi um dos signatários do abaixo-assinado solicitando a instalação da Câmara dos Vereadores no então recém-criado município de São Bernardo (que englobou todo o ABC paulista), consumando a separação de São Paulo.

Carlo e Francisca tiveram oito filhos: Carlo e Luigi, nascidos na Itália em 1875 e 1877 respectivamente; Albino, Celeste, Maria, Agostinho  e Alexandre e Julia, nascidos no Brasil, entre  1878 e 1890.  Pelo menos dois formaram família e tiveram descendentes que continuaram residindo em São Bernardo: Alexandre Negri casou-se em 1907 com Hermínia Gerbelli, que morava em sítio depois do final da Rua Municipal, ultrapassando o córrego Santa Terezinha. Ele foi agricultor e também músico da União Beneficente de São Bernardo, uma das primeiras bandas da cidade, onde tocou pistão. Viveram numa casa da Rua Marechal Deodoro, atual n. 371 (onde hoje está a Loja UFO Som).  Albino Negri casou-se com a italiana Maria Rosa Mazzini, em 1914. Morou na Rua Terezinha Setti (antiga Rua da Fábrica), onde ficava a Tecelagem Villa de São Bernardo, local onde ele trabalhou como vigia.

Nas fotos vemos acima a família de Albino em foto de 1923. Ele e sua esposa Maria Rosa estão sentados ao centro, ladeado pelos filhos: à esq. Alfredo Negri (que futuramente seria um dos loteadores da Vila Jerusalém no Bairro Demarchi) e à dir. Maria, Natalina e José Negri.  Atrás Justina, Francisca, Alexandre, Tereza e Faustino.  Na imagem debaixo, à dir., está Alexandre, irmão de Albino, em foto tirada na casa da R. Marechal Deodoro, 371. Originais da Família Negri.

Pesquisa e Acervo: Centro de Memória de São Bernardo do Campo.

Se você tem fotos antigas da cidade, nos encaminhe para que, futuramente, utilizemos em nossas publicações.

Saiba mais sobre sua história em São Bernardo do Campo. Visite o Centro de Memória de São Bernardo do Campo. Alameda Glória, 197, Centro. Tel.: 4125-5577. E-mail: memoria@saobernardo.sp.gov.br.