A palavra “circo” vem do latim “circus” (referente a círculo ou anel). O Circo sempre teve como objetivo levar entretenimento às pessoas. Desde a Antiguidade, muitas civilizações já praticavam algum tipo de arte circense. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, na Roma Antiga, com capacidade para 300 mil pessoas. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído pelo Coliseu em 40 A.C.


Roma teve papel muito importante na história do Circo, com o fim do império dos Césares e o início da Era Medieval. Artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro". (Luiz Rodrigues Monteiro, professor de Artes Cênicas e Artes Circenses da Unicamp) 


Foi no século XVIII que surgiu o Circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações que compõem o espetáculo de hoje. O sucesso foi tamanho que o Circo moderno foi imitado não só no resto do continente europeu, mas atravessou o Atlântico e se espalhou pelos quatro cantos da Terra.

 

A História do Circo no Brasil


Esta arte, que encanta crianças e adultos, surgiu no Brasil no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa. Aqui, se agruparam em guetos e colateralmente manifestavam suas habilidades circenses.


No Brasil, o Dia do Circo é comemorado em 27 de março, em homenagem ao famoso palhaço Piolin, que nasceu nessa data. O Circo sempre teve uma ligação com a comunidade cigana. Entre suas especialidades, incluíam-se os domadores de ursos, o ilusionismo e as exibições com cavalos. Eles viajavam de cidade em cidade, e adaptavam seus espetáculos ao gosto da população local.


Já o novo circo - como o internacional Cirque Du Soleil - é um movimento recente, que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro,
levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense.


Com a proibição dos animais em apresentações circenses no ano de 2005 no Brasil, vários grupos estão pesquisando e utilizando essa nova linguagem.


Em São Bernardo do Campo, o circo tem espaço na Dajuv (Divisão de Ações Ligadas à Juventude, da Secretaria de Cultura e Juventude). Antes denominada Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude), o espaço cultural iniciou suas atividades em 1998, oferecendo oficinas socioculturais aos jovens e adultos. Dentre as modalidades, a mais importante sempre foi o circo. Durante todos esses anos, muitos professores e alunos têm passado pela Dajuv. 

Atualmente, muitos alunos vivem da arte circense, viajam o mundo trabalhando em companhias internacionais, realizando apresentações de diversas modalidades circenses como lyra, trapézio, tecido, solo acrobático, entre outros.

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo