Se eu pudesse contar histórias em palavras, não precisaria carregar uma câmara (Lewis Hine)

O nome “fotografia” significa escrita de luz. Por este nome é conhecido o princípio tecnológico que aprisiona a luz em uma câmera, registrando imagens criadas em momentos que nunca mais se repetirão.
Inconscientemente, as pessoas tendem a capturar e colecionar seus momentos mais importantes que dão significados às suas vidas.


Henri Cartier Bresson, um dos principais fotógrafos da História, era também pintor e soube como aplicar os princípios estéticos da pintura na fotografia: “A câmera se tornou uma extensão do meu olho e, desde que a descobri, jamais me separei dela (…)”.


A fotografia é um elemento de grande impacto no jornalismo. Grandes fotos podem transformar opiniões. Umas das mais emblemáticas é a do fotógrafo vietnamita Huynh Cong “Nick Ut”, na qual é mostrado o desespero de uma menina de nove anos, nua, gravemente ferida por queimaduras de napalm. A imagem chocou o mundo e foi um dos principais fatores para convencer a opinião pública dos Estados Unidos e do restante do mundo a exigir o fim da Guerra do Vietnam.

 

  Foto: Nick Ut

     

Os brasileiros também são bem sucedidos nesta arte: o fotógrafo brasileiro Araquém Alcântara é considerado o melhor fotógrafo de Natureza das Américas. 

 

                                                                                                                                   Foto: Araquém Alcântara

 

 

Fotos: Sebastião Salgado

Outros fotógrafos brasileiros também se destacam, como Sebastião Salgado - engajado em causas sociais e ambientais - e Pedro Martinelli, com um trabalho que inclui fotojornalismo esportivo e fotografia de Natureza.

 

     

Fotos: Pedro Martinelli

 

Para saber mais:

https://araquemalcantara.com.br/ 
http://www.institutoterra.org/pt_br 
http://www.pedromartinelli.com.br/site/ 
www.abcclick.com.br/index1.asp

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo