O termo "RSVP" vem da expressão francesa "répondez s'il vous plaît", que significa "por favor, responda". Se o RSVP for escrito em um convite, isso significa que é solicitado que o convidado responda para dizer se planeja ou não participar do evento.
Se o RSVP disser "apenas se arrepende", está tudo certo, mas... se você não responder, o “host” espera que você esteja lá. Mas...Ele está quase choroso. As rugas ficaram profundas formando bolsas abaixo das pálpebras. A barba cresceu e embranqueceu. O rosto está quase quebrado em fragmentos, quase transformado em pedra ou porcelana, preso dentro de um tempo que parou e a imagem congelou.
Ele ou ela não respondeu e ...não veio. E tudo espera por ele/ela.
Como Miss Havisham, de Grandes Esperanças, de Dickens.
Aqui a ideia foi espetacularmente eficiente, permitindo ao artista, jornalista e fotógrafo Antonio César Scopel, ou simplesmente, Scopel, ser de uma teatralidade e de um simbolismo histórico que lembra Piero Fornasetti.

Artista de muitas formas de expressão/suportes dentro das Artes Visuais, produz uma obra difícil de ser rotulada. Hoje, mais do que nunca, uma característica bastante valorizada por artistas e designers
contemporâneos.

Foto: R.S.V.P. (P.A. – 1/2) – gravura – 36x39,5cm - 1999

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo