Essa paisagem - uma espécie de Arcádia tropical banhada por uma luz típica das regiões de clima mediterrâneo - é uma das pinturas mais belas de Elvin Alves, que tem cinco obras no acervo da Pinacoteca de São Bernardo do Campo. A poesia encantadora que emerge é sempre digna de nota em seus quadros, principalmente pela maneira como o pintor ilumina seus objetos.


Nesta pintura, uma paisagem quase metafísica, revela em primeiro plano as cores quentes, rosáceas e ocres de uma igreja em pleno verão. Aqui não há vigor naturalista mas um tom pessoal.


À distância, um céu sem nebulosas, extático, revela uma cidade calma e serena em seu silêncio. A torre da igreja que podemos ver reforça essa impressão. Uma espécie de equilíbrio monumental, baseado no recorte horizontal que separa a arquitetura do céu opaco, é estabelecido principalmente pelos efeitos da luz iridescente da paisagem. Este é um momento efêmero, a luz do meio-dia. E, apesar da ausência de figuras humanas, o momento, no entanto, nunca é tingido por nenhuma melancolia. A doce harmonia desta cena, no entanto, é frágil, justamente por ser transitória essa luz.

Na foto, Paisagem com Igreja – óleo sobre tela – 70x55cm – Doação

Por motivo do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, a Pinacoteca está temporariamente fechada, porém é possível visitar seu acervo nas redes sociais e no portal da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo. Acesse o link: https://memoriaeacervo-online.saobernardo.sp.gov.br/pages/search.php

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo