Depois de um hiato de 11 anos, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, retomou, em 2019, o Salão de Arte Contemporânea como ação cultural de destaque da Pinacoteca.


Em sua 12ª edição, o Edital recebeu 454 propostas de 17 estados brasileiros e uma do exterior. No total, 32 escolhidos, dentre eles Manoel Canada, que ficou em quarto lugar e atualmente ocupa o Salão 2 da Pinacoteca com a exposição individual A Cidade é Moderna, Dizia o Cego a Seu Filho. Mestre em Artes Visuais na  Universidade Estadual Paulista, com graduação em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes de São Paulo e Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Manoel é professor nesta última desde 2007.


Atualmente, desenvolve um trabalho que tem como tema a cidade. Em diversas pinturas, a capital paulista é o pano de fundo para discutir o território, o espaço e o silêncio como perspectiva da nulidade. Uma historiografia das fachadas, das construções, dos elementos decorativos, das ruínas, das ruas, dos fantasmas...

 

Confira seu trabalho neste link: https://manoelcanada.com/

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo