Fundada em 1937, a indústria de automóveis Volkswagen iniciou sua existência como uma empresa estatal alemã (1). À época, vigorava naquele país o regime nazista, cujos dirigentes criaram a firma com o objetivo de fabricar em massa o chamado “carro popular”, o “Volkswagen” – no Brasil conhecido como “Fusca” (2). Em 1934, antes mesmo do surgimento da companhia, o governo alemão havia contratado o engenheiro Ferdinand Porsche para o desenvolvimento do projeto do Volkswagen, cujo desenho original este entregara ao ministério dos transportes germânico em janeiro do mesmo ano.Em 1938, teve inicio a construção da fábrica principal da empresa e de uma cidade – posteriormente denominada Wolfsburg - para abrigar as instalações industriais e seus milhares de funcionários (3).

Com o início da II Guerra Mundial, a indústria, ainda inacabada, teve a maior parte de sua produção direcionada para a fabricação de veículos militares, incluindo uma versão militar do “fusca” . Após o final da guerra e dos reparos aos danos causados pelos bombardeios sofridos pela fábrica, a produção do Volkswagen vai aos poucos atingindo grandes volumes e inicia-se sua exportação para diversos países (4).

No final do ano de 1950, a Cia. Distribuidora Geral Brasmotor anunciou a montagem deste automóvel em suas instalações em São Bernardo do Campo e sua revenda no Brasil (5). Entre fevereiro de 1951 (6) e junho de 1953, data da expiração de seu contrato com a Volkswagen, a Brasmotor montou 1274 Fuscas em São Bernardo do Campo (7).

Nesse mesmo ano de 1953, a Volkswagen transferiu suas operações para um galpão no bairro do Ipiranga, na capital paulista, ao mesmo tempo em que manifestava intenções de construir uma fábrica no Brasil para produção – e não mais apenas montagem – de automóveis, respondendo às sinalizações do governo brasileiro no sentido da criação de políticas favoráveis à implantação da indústria automobilística no país (.

Em maio de 1955, após um período de indefinições – no qual se inseria a crise política associada ao suicídio do presidente Vargas – a Volkswagen anunciou a construção da fábrica na Via Anchieta (9), a qual apenas começaria, de fato, após a vitória de Juscelino Kubitschek nas eleições presidenciais de outubro do mesmo ano (10). A partir do ano seguinte, o apoio efetivo do novo presidente seria fundamental para a continuidade do processo da industrialização automotiva no país, sobretudo através da criação do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), o qual estabeleceu um cronograma de nacionalização progressiva dos automóveis montados no país, que deveriam chegar a ter, em meados de 1960, entre 90% e 95% de seu peso constituído por material fabricado no Brasil. Em 1956, um relatório da matriz da Volkswagen – que na época ainda era uma empresa estatal alemã – repercutia o encaminhamento da política industrial brasileira e justificava a criação da fábrica em São Bernardo do Campo com as seguintes palavras: “Como resultado das fortes restrições de importação por parte do governo brasileiro, a importação de produtos completos e veículos desmontados são extremamente difíceis. No ano em análise, a subsidiária preparou-se para começar a produzir parcialmente vans internamente no decorrer de 1957.Para isso, foi construída uma fábrica em São Bernardo, próximo a São Paulo” (11).

No segundo semestre de 1957, com a fábrica da Via Anchieta já operando, a Volkswagen apresentou os primeiros utilitários Kombi produzidos no Brasil, com um índice de nacionalização de 50% (12) . No final desse ano, a empresa já oferecia trabalho a cerca de 800 funcionários em São Bernardo do Campo (13).

No dia 18 de novembro de 1959, aconteceu a inauguração oficial da fábrica na Via Anchieta, a qual contou com a presença do presidente Kubitschek, do engenheiro Heinz Nordhoff, diretor mundial da VW – um dos responsáveis pelo sucesso da empresa no pós-guerra – e de Lúcio Meira, presidente do BNDE e do GEIA. A esta altura a Volkswagen já empregava quase 8 mil funcionários, fabricando o Fusca e a Kombi, com altos índices de nacionalização (14).

Nas duas décadas seguintes a empresa consolidaria a posição de maior indústria automobilística do Brasil, ultrapassando a impressionante barreira dos 27 mil empregados (15) e fazendo do Fusca o carro mais vendido do país.

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Década de 1970. Ao fundo é possível observar o Jardim Andrea Demarchi e a Igreja da Paróquia Santa Maria. Vastas áreas do Bairro Demarchi e adjacências também aparecem, todas ainda pouco ocupadas.

 

 

Notas:

(1) - A administração britânica na Alemanha assumiu o controle da empresa no término da II Guerra Mundial e, em 1949, o entregou ao governo federal alemão, que repassou parte de sua propriedade ao estado federal da Baixa Saxônia, no qual se localiza a cidade de Wolfsburg. Em 1960, a firma foi transformada em sociedade anônima e teve 60 % de suas ações negociadas em bolsa de valores. O Estado da Baixa Saxônia ainda detém cerca de 12% das ações da Volkswagen.
(2) - Cf. Verbetes Volkswagen e Ferdinand Porsche, na Enciclopedia Britânnica On-line. O estado alemão da baixa saxônia ainda detém uma parte minoritária das ações da empresa.
(3) - Cf. Volkswagenswerk AG. Breve Crônica. Wolfsburg, Volkswagenswerk AG, 1981.p.2.3,9,11.
(4) - Cf. Volkswagenswerk AG. Breve Crônica. Wolfsburg, Volkswagenswerk AG, 1981.p.14,16-20,22,24.
(5) -  Cf. Jornal do Brasil, 10/12/1950, 2ª seção p. 15
(6) - Cf. ASSIS, Célia de e VERANO, Paulo Nascimento. O futuro sem fronteiras – A história dos primeiros 50 anos da Brasmotor. São Paulo: Editora Prêmio, 1996.p.28
(7) - Cf. Gromow, Alexander. Brasmotor e Volkswagen, o elo perdido. Coluna Falando de Fusca & afins. Site Autoentusiastas. Publicado em 30/11/2015. Acessado em 9/2/2024.
(8) - Correio da Manhã,1/7/1953, p.3
(9) - Jornal Folha da Manhã, 19/05/1955,Cad. Assuntos Especializados p.1 e 3;
(10) - Jornal Correio da Manhã (23/10/1955, Cad.6 p.1.
(11) - Volkswagenwerk gmhb. Relatório de Negócios para o ano de 1956.p.14.Wolfsburg, 1956.Acessível. no site ofical da empresa
(12) - Revista Família VW.Edição Especial. Ano XVII.N° 188. Setembro/outubro. 1979.p.1.
(13) - Sales, Telma Bessa. Trabalho e Reestruturação produtiva – O Caso da Volkswagen em São Bernardo do Campo/SP.São Paulo: Annablume, FAPESP, 2002. p.40,
(14) - Cf. jornal Folha de São Bernardo, 30/11/ 1959. p.7,10.
(15) - Cf. Indústria Automobilística Brasileira - ANFAVEA. Novembro/1972.São Paulo: Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares. p.127.

 

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