Com pouco mais de 1 km de extensão, a Avenida Rotary  é hoje uma das principais artérias da cidade, servindo de  divisa do Centro com o Bairro Ferrazópolis. Ela  se situa na parte mais baixa de um vale  cercado por relativamente acentuados aclives, que chegam a alcançar quase 30 metros em ambos os lados. Sob ela está  parte de um curso d'água canalizado, cujas nascentes brotam no Montanhão e  passam pela Avenida Tiradentes antes de atingir a área da Rotary. O córrego  já foi chamado de vários nomes ao longo do tempo, como “São Bernardo Novo”, “São Bernardo Mirim”, “da  Brastemp” e mais recentemente de “ Córrego da Avenida Rotary". No passado, a maior parcela de sua extensão estava dentro de uma única propriedade, a fazenda do alferes Francisco Bonilha e de seu genro Manoel Dias de Toledo, fazenda que, após o falecimento destes, se transformou na linha colonial de imigrantes “São Bernardo Novo", inaugurada em 1877. Vários lotes dessa linha eram atravessados pelo córrego: três somente na área que se tornaria a futura Av. Rotary, lotes estes ocupados pelas famílias de Angelo e Thereza Mielle, Antonio Genari e Luis Coppini (1). Outro  trecho do córrego,  correspondente  hoje ao setor entre o  início da Rotary (junto a Marechal)  e o número 1000, era fronteiriço em sua margem esquerda   às terras que pertenciam  no início do século XX à família de Giuseppe Tosi (2), área que posteriormente teria grande importância no desenvolvimento  local: por volta de meados  década de 1940, quando havia nela a chácara e garagem do filho de Giuseppe, Ettore Tosi (um dos sócios da empresa de ônibus Viação São Bernardo-Santo André (3)  a propriedade  foi adquirida pelo empresário boliviano Hugo Miguel Etchenique, que construiu ali a planta da Indústria Brasmotor, inaugurada em 1949 (4). Pioneira no ramo das montadoras de automóveis na cidade e então também uma das maiores  indústrias locais (empregando centenas de funcionários), a Brasmotor depois começaria a produzir eletrodomésticos  e mudaria de nome, passando a se chamar Brastemp. Sua presença ali seria o marco inicial de grandes mudanças na configuração geográfica daquele espaço, impulsionando  sua urbanização  e o crescimento de vilas próximas como o Ferrazópolis e a Vila do Tanque, que, por sinal, possuíam muitos moradores empregados nesta indústria.

Neste contexto de rápida transformação da paisagem rural para a urbana, surgiria a Avenida Rotary, inaugurada em 1955, ano em que a instituição homenageada com a denominação fazia seu jubileu de ouro (5).  Foi a  primeira das avenidas de São Bernardo a ser construída se utilizando do trajeto de um curso d'água,  ideia repetida depois com as avenidas Faria Lima, sobre o Rio dos Meninos, e  Prestes Maia, sobre o Córrego Santa Terezinha, entre outras. A existência da   Rotary facilitou a instalação e o  funcionamento, em suas margens, de  indústrias então subsidiárias da Brasmotor: primeiramente a Gemmer, onde hoje está o Center Castilho e depois a Dohler (atual local do São Bernardo Plaza Shopping) (6).

O surgimento da Av. Luiz Pequini (1976) e da praça rotatória dos Bombeiros  (1980) aumentaria a importância da Rotary, especialmente após a  primeira ser estendida até ligar-se com a avenida Pery Ronchetti, na divisa dos bairros Nova Petrópolis e Montanhão, no início dos anos 90.  Com o acesso facilitado,  cresceria na Rotary a  circulação oriunda  das regiões  dos Parque São Bernardo,  Vila São Pedro e Jardim Palermo, áreas então em franca expansão populacional. Tal crescimento não foi reduzido nem mesmo com a desativação das indústrias situadas na via, uma vez que estas foram dando lugar, a partir do final da década de 1990, a centros comerciais com grande movimento de público. Desta forma, para evitar a saturação completa do trânsito local, a prefeitura  construiu, na altura da Praça dos Bombeiros, o viaduto  José Gomes da Silva, cujas obras se deram entre 2018 e 2019 (7).

Notas

1. Livro de Matrículas do Núcleo Colonial de São Bernardo  1892. Arquivo do Estado de São Paulo.

2. Orsi, I. Famílias Ilustres e Tradicionais de São Bernardo, vol. 1. Dez. 1990.

3. Rocco, N. in: Diário do Grande ABC - Coluna Memória (Ademir Medici), 22-05-2017.

4. Médici, A. Diário do Grande ABC - Coluna Memória, 19-11-2009.

5. Barbosa,N.A.M. e Prado, A. A, Folha de São Bernardo 26-05-1979; Lei Ordinária 350,17-02-1955

6. Diário Oficial do Estado de São Paulo 15-06-1963

7. Repórter Diário, 02-09-2019

Pesquisa, texto e acervo: Centro de Memória de São Bernardo