Um dos segmentos audiovisuais mais importantes no Brasil sempre foram as novelas. Brasileiros gostam de novelas, sejam as nacionais e de outros países. No ano 2000, duas novelas das oito – que hoje se tornou “das nove” – foram e ainda são muito faladas e queridas: Terra Nostra e Laços de Família.

A primeira trouxe a saga dos italianos que vieram ao Brasil no início do século XX. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, seu  começo tinha uma pitada do filme Titanic. Com os protagonistas Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), marcou uma época.  Esta trama iniciou em setembro de 1999 e seguiu até junho de 2000.

Também em junho, se seguiu outra novela que foi ainda mais lembrada. Laços de Família trazia as relações especialmente de mãe e filha (Vera Fischer e Carolina Dieckmann respectivamente), que se apaixonam pelo mesmo homem: Edu (Reynaldo Gianecchini). Foi desta novela umas das cenas mais importantes da teledramaturgia: a personagem Camila (Carolina Dieckmann) chorando por ter seu cabelo cortado devido a um câncer.

Nesta história tivemos a primeira aparição de artistas que hoje são muitos conhecidos como Juliana Paes. “Laços de Família” começou em junho e foi o título que virou o milênio, indo até fevereiro de 2001.

Cabe frisar a importância das telenovelas, pois as mesmas empregam diversos profissionais da cultura na parte da produção como maquiadores, figurinistas, cenógrafos, técnicos de luz e som, entre tantos outros.

Imagem: Cena da novela Laços de Família

(crédito: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/lacos-de-familia/)

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/culturasaobernardo/