Desde que Einstein formulou a sua Teoria da Relatividade no início do Século XX e chegando à descoberta dos multiversos nas HQs e nos cinemas, descobrimos que o tempo é relativo. Por isso, a Secretaria de Cultura e Juventude, por meio de sua Rede de Bibliotecas Públicas Municipais, hoje se lança ao futuro para fortalecer ainda mais um direito histórico: o de acesso à informação e conhecimento, checados e apresentados a partir de sua consistência. É a Biblioteca Pública - Lugar de Conhecimentos. Nossa proposta é usar a Internet para divulgar e dialogar sobre diversas fontes seguras de informação e conhecimento existentes, tanto nos livros, como na web. A cada semana, um tema científico será divulgado por meio da apresentação de livros, filmes, canais de divulgação na Internet, "apps" e jogos que podemos ter em nossos celulares. Para expandir nossos limites de espaço e tempo, iniciamos o projeto divulgando fontes seguras de astronomia e cosmologia. 

Vem conosco de volta para o futuro explorar esses universos, que são múltiplos e fascinantes das ciências e tecnologias.

Você sabia que os temidos buracos negros podem ser as sementes de novas galáxias, ao invés de cemitérios? Ou seriam eles as duas coisas ao mesmo tempo agora? Ao longo da história de nossa evolução, quanto mais fixamos nossos dois pés no chão, mais erguemos a cabeça para mirar o céu e as estrelas. Os astros nos inspiram e nos amedrontam e tanto a astronomia quanto a cosmologia têm se debruçado a responder algumas de nossas inquietações mais existenciais: qual a origem e a estrutura do Universo? Não, nossa proposta não é responder a essas perguntas, mas a de indicar caminhos possíveis e confiáveis para que você percorra esse universo e formule suas respostas e, principalmente, suas outras perguntas.

E para começar,  indicamos aqui um livro que é fundamental: Uma Breve História do Tempo, escrito por Stephen Hawking (1942-2018), físico teórico, Doutor em Cosmologia, que ocupou a cadeira de Isaac Newton na Universidade de Cambridge. Neste livro, o cientista se preocupa em traduzir um tema tão complexo a uma forma acessível aos não iniciados. Mas quem foi Stephen Hawking? Podemos procurar na web ou podemos conhecê-lo a partir de um filme bem interessante, o premiado A Teoria de Tudo, de 2014. Mais uma coisa interessante: esse filme é inspirado num livro escrito por Jane Hawking, a primeira esposa do físico, que narra a vida do casal e como o trabalho de duas mulheres foram fundamentais para que o cientista realizasse seu trabalho. No Brasil, o livro foi lançado com o mesmo título do filme. A boa notícia: os dois livros existem no acervo de nossa Rede de Bibliotecas! 

 

Como a Ciência inspira a Arte, a Arte também inspira a vida e a Ciência. Temos certeza de que 2001, uma Odisseia no Espaço inspirou algumas pessoas a seguir por esse caminho 

também. Um livro clássico da ficção científica, foi lançado em 1968 pelo britânico Arthur C. Clark, juntamente com o filme, também clássico, dirigido por Stanley Kubrick. Ambos escreveram o roteiro, baseados no conto The Sentinel, de Clark. Contam uma história da evolução humana, desde a clássica cena do domínio de ferramentas até as viagens espaciais conduzidas por inteligência artificial e sua relação com a vida extraterrestre. Também tem na Biblioteca! 

 

Livro Uma Breve História do Tempo (de Stephen Hawking)
Livro A Teoria de Tudo (de Jane Hawking)
Livro 2001: Uma Odisseia no Espaço (de Arthur C. Clark)
Filme A Teoria de Tudo (James Marsh, Reino Unido, 2014, 120 min.)
Filme 2001 Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick, EUA/Reino Unido, 140 min.)

 

Consulte nosso acervo em: 

https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br

 

CRÉDITO:
Foto do firmamento: www.pixabay.com.
Capas dos livros e cartazes dos filmes

 

 

 

Acompanhe nossas redes sociais:

facebook       instagram       youtube