
O cadastro de Economia Criativa e Solidária está sendo reformulado e será completamente renovado. Se você já foi inscrito ou deseja se cadastrar para participar dos eventos realizado pela Secretaria de Cultura, leia atentamente as informações abaixo e faça sua inscrição!
O cadastro de Economia Criativa para artesãos e coletivos de artesãos e de Economia Solidária foi atualizado conforme Resolução GSC nº 010/2026, a fim de dar mais transparência às seleções para cada um dos eventos realizados pela ou em parceria com a Secretaria de Cultura.
A inscrição é gratuita e destinada aos artesãos individuais e participantes de coletivos, segmentos culturais organizados, projetos regulares, espaços culturais independentes, interessados em participar de feiras de Economia Criativa e Solidária, praças de alimentação em eventos e atividades culturais. O cadastro tem como objetivo a construção coletiva, colaborativa e responsável de uma rede de Economia Criativa e Solidária ligada à cultura. Esta rede visa articular os artesãos do município e da região.
Os produtos e alimentos a serem comercializados nesses eventos deverão ser produzidos pelo próprio artesão, não se admitindo revenda de produtos de terceiros ou industrializados.
São três categorias de produtos aceitos:
- Produtos Artesanais - produzidos com técnicas manuais e/ou criativas não industriais, de valor simbólico (de preferência oriundos de técnicas e fazeres passados de geração em geração), atreladas a segmentos culturais, grupos e coletivos: artesanato comum, artesanato popular, artesanato indígena, artesanato afro-brasileiro, artes visuais, decoração criativa, jardinagem criativa, moda e vestuário artesanais, design e arte digital.
- Comida Artesanal - produtos alimentícios típicos e regionais, comida artesanal, tendo como princípio a inclusão produtiva como base de uma economia cooperativa e solidária. Não será permitido cozinheiros e chefes que já possuem estabelecimento físico próprio e/ou que terceirizam de alguma forma a produção dos alimentos que serão ofertados.
- Produtos Antigos e Independentes - produtos culturais e artigos selecionados por curadoria atenta e observada a relevância cultural histórica caracterizada pela prevalência de sua dimensão simbólica: brechós (roupas), sebos (livros, editoras independentes e discos de vinil), selos independentes (publicações e discos), antiquários (objetos de memorabilia) etc.
Todas as condições e regras para participar dos eventos estão na Resolução GSC nº 010/2026 - CLIQUE AQUI para ver ou baixar.
Para participar do cadastro serão respeitadas as seguintes etapas:
1º Etapa - Se inscrever preenchendo o formulário disponível abaixo;
A inscrição será analisada pela equipe técnica da Secretaria de Cultura. Os artesãos que trabalharem com os produtos listado acima serão inseridos no cadastro da Economia Criativa e Solidária.
2º Etapa - Para habilitar o cadastro e participar das seleções dos eventos, é necessário participar das reuniões ordinárias de Economia Criativa e Solidária da Secretaria de Cultura, devendo o artesão estar presente em ao menos dois terços das reuniões para as quais for convocado.
Em até 10 dias após a realização das reuniões, serão publicadas e ficarão disponíveis nesta página as listas com os artesãos e coletivos de artesãos cadastrados e habilitados para participar dos eventos.
3º Etapa - As seleções para cada um dos eventos ocorrerão através de formulário de intenção de participação, que também ficará disponíveis nesta página. É necessário sinalizar o interesse através do preenchimento do formulário para cada um dos eventos.
A lista com os selecionados será postada nesta página e aos participantes serão passadas todas as informações do evento, como: horário de montagem, horário de desmontagem, regras do espaço etc.
Coletivos, Grupos de Economia Solidária, Segmentos Culturais Organizados, Projetos Regulares, Espaços Culturais Independentes
ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO DE COLETIVOS É EXCLUSIVA PARA GRUPOS DE PESSOAS ORGANIZADOS EM UM COLETIVO - Ou Seja, um grupo de pessoas que trabalhem em conjunto, onde todos tem de ser artesãos e seguirem as mesmas regras que os demais artesãos. Conforme resolução os critérios para a participação de Grupos e Coletivos são os seguintes:
I. Os grupos de economia solidária e coletivos deverão fazer a inscrição, apresentando breve resumo histórico da formação do grupo, assim como relatando as atividades realizadas pelos grupos, coletivos e/ou o vínculo com segmentos culturais. É necessário indicar um responsável e um suplente por representar o grupo, coletivo e/ou segmento cultural.
II. Todos os participantes do grupo coletivo e/ou segmento cultual devem respeitar as mesmas regras que os artesãos individuais cadastrados ao participar das atividades.
PRÓXIMA REUNIÃO - dia 05 de agosto, às 19h - Teatro Cacilda Becker - Convocatória
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 15 e 16 de agosto - (Inscrições Abertas - Clique Aqui)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - dia 15 de agosto - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 08 e 09 de agosto - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 01 e 02 de agosto - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 25 e 26 de julho - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 18 e 19 de julho - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 11 e 12 de julho - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 04 de julho - (Selecionados)
JOGO DO BRASIL NA COPA no Paço Municipal - dia 05 de julho - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - dia 27 de junho - (Selecionados)
PATINAÇÃO NO PAVILHÃO - dia 23 de junho - (Selecionados)
JOGO DO BRASIL NA COPA no Paço Municipal - dia 13 de junho - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 06 e 07 de junho - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 23 e 24 de maio - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 16 e 17 de maio - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 09 e 10 de maio - (Selecionados)
GRANDE BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura Antonino Assumpção - dia 09 de maio - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 25 e 26 de abril - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 19 de abril - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 11 de abril (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 11 e 12 de abril - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 04 e 05 de abril - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 28 e 29 de março - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 21 de março (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 21 e 22 de março - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 14 e 15 de março - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 07 e 08 de março - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 01 de março - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 21 e 22 de fevereiro - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 07 de fevereiro (Selecionados)
GRANDE BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 20 de dezembro (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 15 de novembro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 15 e 16 de novembro - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 08 e 09 de novembro - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 01 e 02 de novembro - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 18 e 19 de outubro - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 18 de outubro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 11 e 12 de outubro - (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 04 e 05 de outubro - (Não Houveram Inscritos)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 27 e 28 de setembro - (Não Houveram Inscritos)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 27 de setembro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 13 e 14 de setembro - (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 30 de agosto (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do PaçoMunicipal - dias 09 e 10 de agosto (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do PaçoMunicipal - dias 02 e 03 de agosto (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 26 e 27 de julho (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 12 de julho (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 12 e 13 de julho (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 05 e 06 de julho (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 28 e 29 de junho (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 21 e 22 de junho (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dia 01 de junho (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 31 de maio (Selecionados)
CLÁSSICOS em SÃO BERNARDO na Esplanada do Paço Municipal - de 23 à 25 de maio (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 17 e 18 de maio (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 10 e 11 de maio (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 19 e 20 de abril (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 12 de abril (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 12 e 13 de abril (Selecionados)
CONEXÃO AZUL no Ginásio Poliesportivo (externo) - dia 05 de abril (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 05 e 06 de abril (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 29 e 30 de março (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 22 e 23 de março (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 15 de março (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 22 de fevereiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 15 e 16 de fevereiro (Selecionados)
VIVA SBC na Praça Giovanni Breda - dias 15 e 16 de fevereiro (Selecionados)
VIVA SBC na Praça Giovanni Breda - dias 08 e 09 de fevereiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 08 e 09 de fevereiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 01 e 02 de fevereiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 25 e 26 de janeiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 18 e 19 de janeiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Esplanada do Paço Municipal - dias 11 e 12 de janeiro (Selecionados)
GRANDE BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 21 de dezembro (Selecionados)
FORMAÇÃO DO SEBRAE (Sala do Empreendedor) na Pinacoteca - dia 09 de dezembro (Inscriçõe Encerradas)
FEIRA NO FESTIVAL ABC pró HC no Parque da Juventude - dia 08 de dezembro (Selecionados)
FEIRA DE ARTESANATO AFRO-BRASILEIRO no Parque da Juventude - dia 20 de novembro (Selecionados)
