O cadastro de Economia Criativa está sendo reformulado e será completamente renovado. Se você já foi inscrito ou deseja se cadastrar para participar dos eventos realizado pela Secretaria de Cultura e Juventude, leia atentamente as informações abaixo e faça sua inscrição!
O cadastro de Economia Criativa para artesãos e coletivos de artesãos foi atualizado conforme Resolução GSC nº 005/2024, a fim de dar mais transparência às seleções para cada um dos eventos realizados pela ou em parceria com a Secretaria de Cultura e Juventude.
A inscrição é gratuita e destinada aos artesãos individuais e participantes de coletivos, segmentos culturais organizados, projetos regulares, espaços culturais independentes, interessados em participar de feiras de Economia Criativa, praças de alimentação em eventos e atividades culturais. O cadastro tem como objetivo a construção coletiva, colaborativa e responsável de uma rede de Economia Criativa ligada à cultura. Esta rede visa articular os artesãos do município e da região.
Os produtos e alimentos a serem comercializados nesses eventos deverão ser produzidos pelo próprio artesão, não se admitindo revenda de produtos de terceiros ou industrializados.
São três categorias de produtos aceitos:
- Produtos Artesanais - produzidos com técnicas manuais e/ou criativas não industriais, de valor simbólico (de preferência oriundos de técnicas e fazeres passados de geração em geração), atreladas a segmentos culturais, grupos e coletivos: artesanato comum, artesanato popular, artesanato indígena, artesanato afro-brasileiro, artes visuais, decoração criativa, jardinagem criativa, moda e vestuário artesanais, design e arte digital.
- Comida Artesanal - produtos alimentícios típicos e regionais, comida artesanal, tendo como princípio a inclusão produtiva como base de uma economia cooperativa e solidária. Não será permitido cozinheiros e chefes que já possuem estabelecimento físico próprio e/ou que terceirizam de alguma forma a produção dos alimentos que serão ofertados.
- Produtos Antigos e Independentes - produtos culturais e artigos selecionados por curadoria atenta e observada a relevância cultural histórica caracterizada pela prevalência de sua dimensão simbólica: brechós (roupas), sebos (livros, editoras independentes e discos de vinil), selos independentes (publicações e discos), antiquários (objetos de memorabilia) etc.
Todas as condições e regras para participar dos eventos estão na Resolução GSC nº 005/2024 - CLIQUE AQUI para ver ou baixar.
Para participar do cadastro serão respeitadas as seguintes etapas:
1º Etapa - Se inscrever preenchendo o formulário disponível abaixo;
A inscrição será analisada pela equipe técnica da Secretaria de Cultura e Juventude. Os artesãos que trabalharem com os produtos listado acima serão inseridos no cadastro da Economia Criativa.
2º Etapa - Para habilitar o cadastro e participar das seleções dos eventos, é necessário participar das reuniões ordinárias de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Juventude, devendo o artesão estar presente em ao menos dois terços das reuniões para as quais for convocado.
Em até 10 dias após a realização das reuniões, serão publicadas e ficarão disponíveis nesta página as listas com os artesãos e coletivos de artesãos cadastrados e habilitados para participar dos eventos.
3º Etapa - As seleções para cada um dos eventos ocorrerão através de formulário de intenção de participação, que também ficará disponíveis nesta página. É necessário sinalizar o interesse através do preenchimento do formulário para cada um dos eventos.
A lista com os selecionados será postada nesta página e aos participantes serão passadas todas as informações do evento, como: horário de montagem, horário de desmontagem, regras do espaço etc.
Coletivos, Segmentos Culturais Organizados, Projetos Regulares, Espaços Culturais Independentes
ATENÇÃO: A INSCRIÇÃO DE COLETIVOS É EXCLUSIVA PARA GRUPOS DE PESSOAS ORGANIZADOS EM UM COLETIVO - Ou Seja, um grupo de pessoas que trabalhem em conjunto e das quais todas também devem estar cadastradas individualemente. Conforme resolução os critérios são os seguintes:
I. Deverão fazer a inscrição, subscrevendo previamente todos os artesãos participantes do coletivo e indicando um representante responsável pelo grupo, podendo deixar também indicado suplente.
II. Para participar da inscrição de um coletivo, o artesão deverá realizar também sua inscrição e cadastro individual. Os artesãos que não estiverem no cadastro serão desconsiderados e não poderão participar dos eventos até se inscrevam e sejam inseridos.
VIVA O PAÇO na Explanada do Paço Municipal - dias 18 e 19 de janeiro (Selecionados)
VIVA O PAÇO na Explanada do Paço Municipal - dias 11 e 12 de janeiro (Selecionados)
GRANDE BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 21 de dezembro (Selecionados)
FORMAÇÃO DO SEBRAE (Sala do Empreendedor) na Pinacoteca - dia 09 de dezembro (Inscriçõe Encerradas)
FEIRA NO FESTIVAL ABC pró HC no Parque da Juventude - dia 08 de dezembro (Selecionados)
FEIRA DE ARTESANATO AFRO-BRASILEIRO no Parque da Juventude - dia 20 de novembro (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 09 de novembro (Selecionados)
BAZAR DOS ARTESÃOS na Câmara de Cultura - dia 19 de outubro (Selecionados)