A Câmara de Cultura Antonino Assumpção é, desde 1997, um dos mais importantes territórios da arte e da cultura em nossa cidade. Música, teatro, circo, dança, artes plásticas e visuais, economia criativa, memória, patrimônio, cultura popular tradicional e urbana se alternam em shows, espetáculos, intervenções, performances, palestras, workshops, oficinas, cursos, bazares e feiras. 

 

Em sua trajetória vem contribuindo na formação de um público sensível e crítico, bem como na formação de aspirantes da arte e da cultura como profissão. Também proporciona encontros do público com nomes consagrados, que deixam marcas na vida das pessoas e da cidade. Artistas que já se apresentaram aqui: Vozeiral, Bruna Caran, Fabiana Cozza, A Quatro Vozes, Badi Assad, Rosa Passos, Tom Zé, Vânia Bastos, Flávio Bala, Esqui, Bocato e muitos outros. 

 

Um lugar e espaço abertos para as emoções, reflexões e descobertas, onde conhecimento, saberes e história sempre estão juntos na escuta da diversidade cultural e do exercício artístico das subjetividades. 

 

O imóvel da Câmara de Cultura Antonino Assumpção foi provavelmente construído em 1890 como duas residências, por José D'Angelo. Três anos depois, adquirida pelo município, se tornou Câmara de Vereadores. Em meio a uma história repleta de reviravoltas – Estado Novo; sede de São Bernardo que foi para Santo André na metade do século XX; emancipação e retorno – o local, a partir da década de 1940, abrigou câmara de vereadores, gabinete de prefeitos, Correios e a Casa dos Esportes. A edificação foi tombada em 1987 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo do Campo (COMPAHC-SBC). Cinco anos depois, surgiu o movimento da sociedade civil “SOS Câmara” com o objetivo de lutar pela recuperação, preservação e uso compatível com sua importância histórico-cultural. 


 

Foi inaugurada em 05 de setembro de 1997, após reforma, e entregue como um equipamento público de cultura. O nome Câmara de Cultura Antonino Assumpção homenageia, ao mesmo tempo, a antiga câmara dos vereadores aqui instalada e o fundador do Regina Pacis, grupo teatral mais antigo de São Bernardo do Campo. 

 

 

 

 

 

 

 

Informações:

Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro
Fone: (11) 4125-0054 
E-mail: camara.cultura@saobernardo.sp.gov.br

 

Horário de funcionamento:

Terça a sexta, das 9h às 18h e sábado das 9h às 17h.