A partir de hoje e pelas próximas semanas, a Secretaria de Cultura e Juventude conta, de forma resumida, a história do Cinema Brasileiro nos seus primeiros 100 anos (de 1895 a 1995) em 15 filmes longas-metragens que marcaram cada período e cada momento do audiovisual no país, sem repetirmos aqueles já apontados em textos anteriores.

Inventado oficialmente em 1895 pelos irmãos Lumière, a primeira exibição de cinema no Brasil não tardou a acontecer. Em 8 de julho de 1896, na Rua do Ouvidor (Rio de Janeiro), numa sala alugada do Jornal do Commercio, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, retratando cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa. Apenas um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o Salão de Novidades Paris, de Paschoal Segretto.

Afonso Segretto

O filme Vista da Baía da Guanabara foi considerado, por algum tempo, o primeiro feito no Brasil, que teria sido realizado pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto (irmão de Paschoal) em 1898. Hoje em dia, os pesquisadores consideram que os primeiros filmes realizados no Brasil são os curtas-metragens Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara, Chegada do Trem em Petrópolis, Bailado de Crianças no Colégio no Andaraí e Uma Artista Trabalhando no Trapézio do Politeama, todos datados de 1897.

CRÉDITO DAS FOTOS: Revista Nossa História
 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo