O Brasil completou 520 anos em 2020 e com ele uma imensa diversidade de povos indígenas que já habitava o território antes da chegada do homem europeu. Estima-se que, no momento da chegada do “homem branco", havia mais de 1.000 etnias diferentes, com um total de 4 milhões de pessoas. Hoje são 256 povos, falando mais de 150 idiomas diferentes e somando 896.917 indivíduos (IBGE, 2010). 

Segundo estudiosos, as Américas começaram a ser habitadas pela primeira vez por nômades asiáticos que cruzaram o Estreito de Bering, que liga a Ásia ao Alasca. Ao longo de milênios, as pessoas se espalharam por todas as partes do continente. Descobriram-se recentemente sítios arqueológicos datados de 40.000 anos atrás. Segundo especialistas, foram várias ondas de imigração sucessivas que aqui chegaram e formaram várias civilizações do Canadá ao sul da Argentina. 

Nossos índios são famosos por sua arte plumária, internacionalmente reconhecida. Além disso, também é bastante apreciada sua arte cerâmica e suas esculturas totêmicas, como a que ilustra esse texto, o Totem Pankará, de Rogério Pankará (em exposição no Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo do Campo, na Chácara Silvestre). Representação do Grande Espírito, o Totem Pankará é confeccionado em madeira.

O Povo Pankará tem origem em Pernambuco, na cidade de Floresta e Serra do Arapuá. 

 

TIRAPELI, Percival. Arte Indígena: do Pré-Colonial à Contemporaneidade. Ed. São Paulo, 2006. Título disponível na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, na Pinacoteca de São Bernardo do Campo.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo