Como se originou a Dança?

A Dança é uma das expressões artísticas mais antigas, considerada a 2ª Arte entre as 11 Artes elencadas pelos especialistas. Na Pré-História, dançava-se pela vida, pela sobrevivência, cultuando a Natureza em busca de alimentos, água e também em forma de agradecimento. 

O homem evoluiu e, com o tempo, a Dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Esses acontecimentos eram registrados nas paredes das cavernas em forma de desenhos, conhecidos como Arte Rupestre. 

A Dança primitiva surgiu, então, de maneira espontânea e praticada por uma comunidade. Atualmente, nas culturas indígenas, por exemplo, a Dança é utilizada nos rituais de passagem, como o início da vida adulta. 

    

 

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar.

 

Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses. Uma das danças mais descritas na Antiguidade era aquela que se usava para as festas do minotauro ou do deus do vinho, Baco.


Já na Idade Média, a Dança se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A história da Dança acompanha a evolução das Artes Visuais, da Música e do Teatro.

CRÉDITO FOTOS:
https://pixabay.com/pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
https://www.superprof.com.br/blog/nascimento-arte-dancar/

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo