A Break Dance surgiu na época da grande crise econômica dos EUA. Em 1981, já era conhecida mundialmente. No Brasil, devido à cultura local, os dançarinos incorporaram novos elementos de Dança. Em 1984, surgia os B.Boyings, Poppings e Lockings.  O local em que se fixaram foi o Largo São Bento (Centro de São Paulo), que ficava lotado de pessoas com roupas coloridas, óculos escuros e enormes rádios-gravadores. Em janeiro de 1991 foi criado, na cidade de Santos, o primeiro curso de Dança de Rua no Brasil.

Podemos, então, classificar a Dança de Rua em duas principais vertentes: o tradicional Hip Hop – representação do movimento cultural de rua - e a chamada Break Dance ou Street Dance - ensinada em academias e escolas de Dança.

A cultura Hip Hop não engloba só a dança, mas também o fator visual (graffiti) e o musical (Rap).

A Dajuv (Divisão de Ações Ligadas à Juventude, da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo) recebe praticantes da Break Dance de todo o Brasil.

Sempre preocupada com temas voltados à juventude, a Dajuv, que fez 22 anos em janeiro deste ano, trabalha com jovens de 14 a 29 anos. Através da aprendizagem adquirida, muitos deles chegam a companhias nacionais e internacionais.

Vale lembrar que o espaço está temporariamente fechado, devido ao isolamento social causado pela pandemia de Covid-19.

CRÉDITO DAS FOTOS:
https://pixabay.com/pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
https://www.superprof.com.br/blog/nascimento-arte-dancar/

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo