Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha? Vamos começar pelo segundo termo. “Dia da Toalha” tem a ver com um dos mais importantes livros da cultura nerd: “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, em que os fãs dos cinco livros de Douglas Adams escolheram a data para a homenagem. É deste livro a famosa ideia de que a “toalha” é um objeto fundamental para qualquer mochileiro espacial.

Mas, a data de hoje ganhou vulto com uma outra homenagem. Foi em 25 de maio de 1977 que estreou o divisor de águas do entretenimento mundial: “Star Wars: episódio IV – uma nova esperança”. A importância de Star Wars foi para além do mero teor cinematográfico. Com o filme, houve uma mudança avassaladora na forma de comercialização de produtos. Foi efetivamente a partir da obra de George Lucas que todo tipo de material sobre um filme passou a ser comercializado: brinquedos, cadernos, alimentícios, jogos, roupas, etc. Ou seja, tudo.


Apesar de antes de Star Wars existir, haviam outros títulos importantes como Star Trek, cuja importância tem mais a ver com questões socioculturais. Star Wars mudou a forma de fazer e comercializar cinema. Grosso modo, se hoje temos produtos diversos de nossos filmes, animações e jogos favoritos, tudo começou ali com Luke Skywalker, princesa/general Leia Organa, Han Solo, Lord Darth Vader, mestre Yoda entre tantos outros personagens. E você? Qual filme, animação, game, seriado nerd é seu favorito?

 

“Imagem: Star Wars: episódio IV – uma nova esperança, 1977, Lucas Film, Disney CO. Criação: George Lucas.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo