Instituído no Brasil pela Lei Federal nº 12.630/2012, o dia 11 de maio tornou-se o Dia Nacional do Reggae. A data para celebração deste gênero musical, originário da Jamaica, foi escolhida por ser o dia em que faleceu Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, em 1981, aos 36 anos de idade, em Miami (EUA).

Nascido em 6 de fevereiro de 1945 (estaria completando 75 anos em 2020), o jamaicano Bob Marley foi responsável por popularizar o reggae por todo o mundo. Com a banda The Wailers, que fundou em 1963, transitou do ska e rocksteady, para desaguar e definir o que viria a ser conhecido como reggae roots (raiz). 

No Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo, no bairro do Taboão, o reggae tem seu espaço. Organizado atualmente pela banda local Guerreiros de Judá, o festival Conexões de Culturas Musicais já possui uma longa história no Centro Cultural. Inclusive, estava programada uma edição especial em homenagem ao Dia Nacional do Reggae no próximo sábado, 16 de maio, mas que foi suspensa em função da pandemia do Covid-19. No entanto, fica o convite: assim que tudo se normalizar, confira aqui no portal a programação cultural da cidade e saiba quando ocorrerão novas edições do festival.

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo