Muitos dos filmes que assistimos foram inspirados por obras literárias e, em alguns casos, o encontro é tão profundo que nos vemos diante de dois clássicos. Esse é o caso de A Morte em Veneza, livro do escritor alemão Thomas Mann.

Publicado em 1912, a narrativa conta a história do escritor Gustav von Aschenbach, que viaja a Veneza para superar uma estafa pessoal e artística. Lá se depara com a beleza do jovem polonês Tadzio, que representaria a beleza ideal, muitas vezes buscada pelos artistas. Tudo isso durante uma epidemia de cólera que assola a cidade balneária.

Apaixonado por esse enredo, em 1971, o reconhecido diretor de cinema italiano Luchino Visconti filma esta obra, mas desta vez o protagonista Gustav é um compositor em crise. Ambos valem muito a pena serem apreciados: Literatura, Música e Cinema juntos para criar e recriar um clássico universal.

DICA DE LEITURA E FILME - A morte em Veneza - Thomas Mann

 

 

 

Livro A Morte em Veneza

(de Thomas Mann, Editora Cia. das Letras)

 

 


 

 

 

 

DICA DE LEITURA E FILME - A morte em Veneza - Filme de Luchino Visconti

 

 

 

Filme A Morte em Veneza

(Luchino Visconti, Itália - França, Warner Bros., 1971, 131 min.)

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rede de Bibliotecas Públicas Municipais é um lugar de encontro das Artes e do conhecimento. Assim que o isolamento social findar, estaremos lhe aguardando.

Consulte esse e outros livros em nosso acervo on-line:

 https://bibliotecapublica.saobernardo.sp.gov.br

facebook instagram youtube