Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, antigo Vera Cruz, foram fundados em 4 de novembro de 1949, por iniciativa dos entusiastas da sétima arte: o produtor teatral Franco Zampari e o industrial Francisco Matarazzo Sobrinho que, ao final daquela década, conviviam com a forte movimentação artística da capital paulista, repleta de cineclubes, abertura de novos museus, além de revistas e seminários que contribuíam para alavancar esse tipo de produção cultural. Os cinco anos de funcionamento dessa companhia cinematográfica renderam 22 montagens, entre curtas e longas metragens, que em alguns casos chegaram a prêmios no Festival de Cannes: “O Cangaceiro”, e os curtas “Painel” e “Santuário”. A maioria destas produções estrelada pelo ícone saudoso Amácio Mazzaropi (1912-1981).

INFRAESTRUTURA
O espaço dispõe de mais de 13 mil m² de estacionamento para aproximadamente 1.000 vagas. São dois amplos galpões, voltados à realização de eventos ou gravações diversas. Cada unidade apresenta mais de 3,6 mil m² em vão livre, contando ainda com cerca de 20m de pé direito, o que os tornam ideais para receber as mais diferentes estruturas.

RETOMADA
Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo tiveram sua gestão retomada pela Prefeitura em 2017, quando voltaram a ser usados para fins audiovisuais e para a realização de grandes eventos. Antes disso, o espaço estava sob concessão, mas em estado de abandono e sem receber investimentos.

De 2017 para cá, passou a abrigar importantes produções da televisão brasileira, como os programas The Wall (TV Globo), Canta Comigo Adulto e Teen (Record), The Four (Record), além de comerciais que estrelaram nomes como o craque Neymar e a supermodelo Gisele Bündchen.

No final de 2021, a Prefeitura e o Grupo Bandeirantes formalizaram acordo para permissão de uso dos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo, que até 2024 serão de uso exclusivo da emissora e de coproduções a partir do selo Bandeirantes, incluindo produções multiplataformas nas áreas de entretenimento, esportes, jornalismo e digital. A parceria é fruto de um chamamento público e envolve pagamento de preço público.

TOMBAMENTO
Os Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo foi tombado em função de seu valor como espaço referencial da memória artístico-cultural da região do ABC e do próprio Estado de São Paulo. Confira abaixo a legislação.

Lei nº 2.611, de 18 de junho de 1984

Lei nº 2887, de 29 de maio de 1987