No fim da Segunda Guerra Mundial, os Aliados avançam cada vez mais para a derrota do regime Nazista. Diversos campos de concentração são libertados pelas tropas aliadas.

Há 75 anos, no dia 15 de abril de 1945, houve a libertação do Campo de Concentração de Bergen-Belsen. Nesse campo, em fevereiro, morria Anne Frank, a jovem que deixou um testemunho histórico dos horrores da Segunda Guerra.


São Bernardo do Campo relembra essa história para que ela não se repita. A Secretaria de Cultura e Juventude expôs, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, a exposição Aprendendo com Anne Frank, que será reaberta assim que vencermos a pandemia de Covid-19.


Abaixo, a história de uma família que viveu a tragédia da Guerra.


Confira o depoimento de Andrea, moradora de São Bernardo do Campo e coordenadora da Rede Anne Frank Jovem na cidade e que nos trouxe a possibilidade da Exposição.


“No final de janeiro deste ano, recebi uma mensagem do meu irmão que a cidade em que meu avô nasceu, Wolfenbüttel, faria uma homenagem em memória da minha família de origem judaica. Eu estava bastante ocupada na organização de um evento para marcar o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, que ocorreu dia 27 de janeiro na Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. O dia emblemático marcou a libertação pelos soviéticos do maior Campo de Concentração nazista alemão, um complexo que sempre tive vontade de visitar: Auschwitz-Birkenau. Não imaginava que em 2020 eu teria oportunidade de fazer esse resgate histórico com o tema do meu Doutorado, e no momento que li a informação passada pelo meu irmão, soube que de qualquer maneira, eu faria todo o esforço para ir para a Alemanha. E foi o que fiz, sem ponderar demais, pensei que essa seria uma grande oportunidade de adquirir mais conhecimento, que embasariam minha escrita da Tese de Doutorado. Em três semanas estive em muitos lugares entre a Alemanha, Holanda, Suécia e Polônia, vivenciei grandes experiências, acompanhei a colocação das cinco Pedras de Memória (Stolpersteine) na frente da casa que meus parentes diretos tiveram de abandonar para fugir para a Grécia em sua luta pela sobrevivência. Visitei a Casa Anne Frank em Amsterdã, onde tive a oportunidade de uma reunião de trabalho promovida pelo Instituto Plataforma Brasil (IPB) com a Sra. Joséphine de Man, Líder de Projeto Educacional da instituição. Conheci também o Centro Anne Frank, em Berlin, um espaço repleto de experiências de aproximação com o tema, com muitas propostas pedagógicas bastante interativas. Visitei os Campos de Concentração de Dachau – primeiro Campo de Concentração, Auschwitz-Birkenau - o maior Campo de Extermínio - e Neuengamme – para onde foi levado o Dr. Fritz Pfeffer, o senhor que dividia o quarto com Anne Frank no “esconderijo secreto”. E estive em vários museus relacionados ao tema do Holocausto e Resistência. Não sou mais a mesma pessoa depois de todas as minhas vivências, e principalmente agora, no momento que vivemos reclusos em nossos lares, em nossa quarentena – quantas reflexões e junções de conhecimento. Todos os dias da minha viagem eu repetia: “escolhi estar aqui”; não importava onde eu estivesse sempre pensava assim, tendo em mente que nem todas as pessoas podiam no passado ou podem agora em nosso presente escolher onde gostariam de estar. Nosso “esconderijo” não é secreto, não estamos escondidos, estamos reclusos. Mas que tempo para
refletir sobre a memória dos Frank, dos Van Pels, do Sr. Fritz Pfeffer e de outros tantos milhões de vítimas da privação de Direitos Humanos que a perseguição nazista promoveu por muitos anos, meses, dias, horas, minutos, segundos.”


Depoimento de Profª. Ms. Andrea Christina Wolfsohn, Graduada em Designer de Embalagem (UAM) e Pedagogia (FASB). Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de Educação Básica I nas redes de São Bernardo do Campo e Santos. Coordenadora
Local da Rede Jovem Anne Frank - Núcleo São Bernardo. Neta e bisneta de judeus vítimas da perseguição nazista.

 

FOTO 1: Cartaz da Exposição Aprendendo com Anne Frank, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato

FOTO 2: Andrea Christina Wolfsohn

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo