Filme Caiçara (Adolfo Celi, 1950, 18 anos)


Após o término da Segunda Guerra Mundial, o Cinema Brasileiro vivia um momento de estruturação de sua produção. No Rio de Janeiro, as empresas Cinédia e Atlântida produziam filmes populares e “chanchadas”, com um padrão de produção baseado na fórmula comédia+musical+carnaval.


Em São Paulo, tornava-se crescente a efervescência cultural e a influência da Arte europeia nos industriais paulistas, e é nesse cenário que nasce a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, fundada por Franco Zampari e Cecilio Matarazzo em São Bernardo do Campo. Ela trouxe do Velho Continente produtores, diretores e técnicos europeus para produzir um Cinema mais refinado e produzido aos padrões internacionais.


A primeira produção foi Caiçara, produzida por Alberto Cavalcanti e dirigida pelo italiano Adolfo Celi, e narra o drama de uma jovem, a belíssima e estreante Eliane Lage, que se casa com um homem mais velho e autoritário em uma ilha de pescadores. Foi filmado totalmente no litoral paulista, principalmente em Ilha Bela.


A direção de Adolfo Celi e a luz do fotógrafo Chick Foyle trouxeram elementos estéticos do Cinema europeu, e imprimiram à produção contornos neorrealistas. Era o início de um novo paradigma para o Cinema Brasileiro.


CRÉDITO DAS FOTOS: Banco de Conteúdos Culturais -  http://www.bcc.org.br/

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo