Filme O Ébrio (Gilda Abreu, 1946)
 

Protagonizado pelo astro do rádio Vicente Celestino, O Ébrio pertence à fase mais importante da evolução do Cinema Brasileiro. Esboçava-se um aspecto industrial na produção de filmes, após muita luta e persistência dos pioneiros brasileiros, e deu um novo alento à Cinédia, primeira tentativa real de indústria no Cinema Nacional.

Produtores, distribuidores e exibidores brasileiros começavam a vislumbrar um cinema de raízes populares capaz de concorrer com o mercado internacional.

A história é a de um rapaz que supera a pobreza pelos estudos, ganha prestígio e dinheiro com a prática da medicina, para depois perder tudo e se entregar ao vício do álcool diante da traição da mulher. Foi o filme com o maior número de cópias produzidas até então, quase 500.

A diretora Gilda de Abreu, esposa de Celestino, foi uma das pioneiras entre as mulheres na direção de Cinema no Brasil. Ela contava, em tom de anedota, que durante as filmagens de seus filmes, tinha de usar calças compridas, para que os técnicos não se sentissem constrangidos em receber ordens de alguém de saias.

Em 1998, o filme foi restaurado e relançado pela Riofilme. Uma aparelhagem especial foi usada para recuperar o som original. Foram adicionados 25 minutos inéditos.

CRÉDITO DAS FOTOS: 
FOTO 1:
adorocinema.com 
FOTO 2: http://www.bcc.org.br/
FOTO 3: 
http://www.bcc.org.br/

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo