Filme Rio, 40 Graus (Nelson Pereira dos Santos, 1955, 100 min.)


Rio, 40 graus é o primeiro longa-metragem de Nelson Pereira dos Santos, um dos mais conhecidos e reconhecidos diretores brasileiros. Considerado precursor do Cinema Novo, propôs um projeto oposto ao da Companhia Vera Cruz, estúdio paulista fundado na cidade de São Bernardo do Campo em 1949, cujos filmes tinham uma preocupação estética rigorosa e eram realizados basicamente em estúdio.


Em Rio, 40 Graus, a precariedade na produção é um dado estético, inspirado nos clássicos do Neorrealismo italiano. A filmagem acontece fora dos estúdios, com a câmera na rua, cenários reais e utilizando atores não profissionais.


O filme é um semidocumentário sobre as pessoas e o cotidiano do Rio de Janeiro. Acompanha um dia na vida de cinco garotos de uma favela carioca. No elenco estão Roberto Batalin, Glauce Rocha e Jece Valadão.


Conta com uma trilha sonora baseada no samba, com destaque para o clássico A Voz do Morro, interpretada por Zé Ketti, que também atua no filme.


Em novembro de 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).


CRÉDITO DAS FOTOS: Banco de Conteúdos Culturais (www.bcc.org.br)

 

 

Acompanhe nossas redes sociais

FACEBOOK: www.facebook.com/saobernardo.cultura

INSTAGRAM: www.instagram.com/cultura.saobernardo