Pular para o conteúdo
Acessibilidade

 

 

Nestes novos tempos, o on-line “choveu” em nossas janelas, e o recebemos com grande alegria, pois pudemos, mesmo em casa, ter formação e informação de qualidade. Para acompanhar este cenário, oferecemos o Edital 10 – Prêmio Formação Artística Diversas Linguagens em VídeoSerão 21 propostas, com 20 aulas de 30 minutos cada uma. Serão lançados 3 cursos a cada mês, iniciando em julho 2021 e terminando em janeiro 2022. 

Serão cursos para todos os gostos, linguagens e idades. Vocês verão muita coisa atual, de sensibilidade e competência. Programe-se e faça os cursos no seu ritmo. Abra sua agenda e siga a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo do Campo, que vem trazendo uma vasta programação cultural. Venha, esperamos você!

Nunca é Tarde para Dançar com Evelyn Agabiti

 

Incentivar pacientes idosos com limitações físicas e perda parcial da memória a praticarem, junto com seus cuidadores, exercícios artísticos de Dança Criativa é a proposta desta oficina on line. A prática pode melhorar o humor, exercitar a movimentação e estreitar laços entre cuidadores e pacientes que favoreçam os cuidados e a qualidade de vida.  Serão propostos pequenos temas para serem desenvolvidos, com musicais que tenham marcado a vida dos participantes. 

Com Evelyn Agabiti (bailarina, fundadora da Escola de Ballet Evelyn).
 

 

Público Alvo: idosos. 
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: sempre às quintas de 15/07 à 25/11 
Horários: 19h

Idade: A partir de 18 anos. 


Oficina de Ballet Clássico, Técnicas e Flexibilidade com Regina Oliveira


Esta atividade envolverá teoria e prática do Ballet Clássico e flexibilidade. Nas aulas, serão trabalhadas a técnica clássica, a flexibilidade global e específica, além da postura, respiração, técnicas de giros, saltos, preparação física para bailarinos, prevenção de lesões e equilíbrio. 

 

 

Com Regina Oliveira

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: terças, quintas e domingos a partir de 20/07
Horários: 12h
Idade: A partir de 14 anos. 


Formação Muralismo, da Teoria à Prática com Denis Pinho


A oficina abordará conteúdo pedagógico para quem deseja conhecer o trabalho dos muralistas que atendem, de forma profissional, residências, decoração de interiores, comércios e empresas. Há uma grande demanda por esse serviço, porém faltam profissionais qualificados. 

 

Com Denis Pinho (artista visual nascido em Guarulhos, está em São Bernardo do Campo desde os seis anos de idade, onde atualmente dedica-se às Artes Visuais, seja em superfícies tradicionais, como papel, seja em paredes e muros da cidade. Já fez incursões pelo Teatro, Cinema e Fotografia).

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: segundas e quartas a partir de 23/08
Horários: 9h
Idade: Livre. 


Produção de Shows e Eventos Musicais com Nathalie Delahousse


Este curso visa apresentar, em 20 encontros teóricos, o conteúdo necessário para iniciar alunos que não tenham conhecimento prévio, aperfeiçoar alunos que já atuem e auxiliar músicos, produtores e técnicos a entenderem como acontece o trabalho na área de produção de shows e eventos musicais. 

 

Com Nathalie Delahousse

 

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: diariamente a partir de 06/09
Horários: 19h
Idade: A partir de 16 anos. 


HLab -  Laboratório de Histórias em Quadrinhhos com Natália Zanelatto


A oficina busca contextualizar a linguagem de quadrinhos e a produção de roteiros para a sua criação. Com a proposta de se discutir a criação de histórias, seja de quadrinhos como de outros meios de comunicação, a atividade propõe a construção de uma estrutura narrativa para guiar o escritor em seu ofício. Por meio de colagens, recortes e dos recursos gráficos dos quadrinhos, os participantes poderão desenvolver suas próprias narrativas. 

 

 

Com Natália Zanelatto.

 

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: terças a partir de 14/09
Horários: 15h
Idade: A partir de 10 anos. 


Saxofone - Iniciação Prática e Teórica com Bio e Kiko Bonato

 

Esta oficina visa apresentar o instrumento saxofone e sua história, seus tipos e o universo em que se encontra, mostrando sua funcionalidade. Será trabalhado o conhecimento básico da teoria musical, alfabetizando musicalmente o estudante e o tornando capaz de ler, tocar e interpretar música em suas diversas linguagens. 
 


Com a dupla Sax Bonatos: Bio Bonato e Kiko Bonato, artistas atuantes há mais de 20 anos na região). 

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: sempre às sextas a partir de 16/07
Horários: 9h
Idade: A partir de 10 anos.


Dança a Dois - Aprenda a Dançar Samba de Gafieira e Forró com Kati e Bruno


A escola Fit By Dancing, representada aqui pela professora Katiane Vergueiro, criou o projeto Videoaula Dança a Dois. O objetivo é oferecer uma atividade física prazerosa para os casais fazerem em casa de uma forma segura e podendo, inclusive, praticá-las com os filhos, promovendo qualidade do relacionamento conjugal.



Com Kati e Bruno professores de Dança na Escola Fit By Dancing.


 

Público Alvo: casais.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: a oficina já está disponível na integra
Idade: A partir de 16 anos.


Cenografia e Tecnologia - Vídeo Mapping e as Mídias Digitais nas Artes Cênicas com Mauro Martorelli


Minissérie documental em cinco episódios, construindo um diálogo com o objetivo de informar, capacitar e demonstrar, de forma prática e objetiva, a utilização de recursos digitais na construção da visualidade cenográfica nas Artes Cênicas. Exemplificar os elementos construtivos que precisam ser considerados na criação de uma obra cenográfica, como ritmo, escala, perspectiva, textura e apropriação na construção das visualidades. 

Com Mauro Martorelli (formado em Design, atua como professor, diretor de Arte, cenógrafo, iluminador e educador de Cenografia no Fábricas de Cultura em São Paulo. Participou do Núcleo de Cenografia e Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André. É integrante da Cia. Teatro da Conspiração de Santo André, desde 2000). 

 

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 5 aulas de 30 minutos.
Datas: sábados a partir de 02/10
Horário: 19h
Idade: a partir de 12 anos.


Ballet Clássico Iniciante para Mães e Filhos com Inês Amaral


Nos 46 anos em que Inês Amaral atua na área da Dança, ela tem ouvido de muitas mães - ao matricularem seus filhos no Ballet Clássico -, a frustração de não terem tido oportunidades ou condições financeiras de realizarem o sonho de aprender Ballet quando crianças. Muitas tentam essa realização através de seus filhos. Pensando nisso, Inês desenvolveu a oficina de Ballet Clássico Iniciante para Mães e Filhos, em que nunca é tarde para vivenciar uma experiência acessível e agradável de aprendizado. 


Com Inês Amaral.
 

 

Público Alvo: interessados em geral.
Carga horária: 20 aulas de 30 minutos.
Datas: segundas, quartas e sextas a partir de 13/09
Horário: 19h
Idade: a partir de 8 anos.